Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sorriso


Convenhamos. Quem não sabe que um sorriso comunica mais informações do que muitas palavras? Desde crianças aprendemos o efeito que um sorriso causa e como ele compra um pai babão ou uma mamãe coruja.
Saber os segredos dos sorrisos em todas as idades e com todos os tipos de pessoas beneficia largamente a experiência interpessoal.
Dentre os tipos de sorrisos, temos alguns que são clássicos, mas que para muitos não passam de apenas sorrisos, quando na verdade eles nos trazem uma avalanche de informações. Sorrir de boca fechada com uma leve inclinação para cima, por exemplo, se não for acompanhado pelo olhar, não é sincero. É como se fosse um gesto de educação ou cinismo, como se quem está efetuando estivesse dizendo que a atitude é por mera educação ou necessidade. As pessoas que praticam esse sorriso normalmente são mais reservadas, mas o sinal mais forte é a sonegação de informações. Como se soubesse de algo que o interlocutor quer, mas que não será dito. Uma demonstração de influência ou poder. Utilizado por políticos ou gente que pertence ao topo da pirâmide.
Sorriso torto não significa defeito físico, significa sarcasmo. São duas informações diferentes em um mesmo rosto, em uma metade os músculos puxam para cima, em outra empurra para baixo. É uma clara demonstração de desdém. Utilizada normalmente por pessoas que ficaram ricas, mas que não possuem classe, por gente metida e que se acha, gente nojenta.
Sorriso com a boca aberta, ou com queixo caído, é o que eu chamo de desesperado por atenção. É o legítimo "olhem pra mim". Comumente utilizado por pessoas que fingem estar sempre felizes e que querem muito a atenção de todos. Todavia, se repararmos apenas nos olhos, perceberemos que estão impassíveis ou mesmo desdenhosos, expondo a falsidade. Precisamos ser extremamente cautelosos com pessoas que costumam utilizar esse tipo de sorriso, pois quando se tenta mostrar algo o tempo inteiro é porque se tem muito a esconder. No mínimo e certamente, insegurança.Sorriso encabulado é aquele em que os homens se sentem o máximo ao verem uma mulher fazendo, pois acreditam que estão abafando e dominando a situação quando normalmente o que ocorre é que a mulher o utiliza justamente para conseguir o que quer como artifício de sedução. É normalmente praticado por mulheres. Há uma leve inclinação com a cabeça para o lado e para baixo, olhar para cima e um sorriso pequeno com a boca fechada sugerindo timidez.
O sorriso aberto é o mais difícil de decifrar, pois algumas pessoas realmente são ou estão felizes e
podem sorrir um dia inteiro, mas há aquelas que estão tentando apenas demonstrar uma felicidade que não existe ou que sabe de alguma coisa que você gostaria de saber. Pessoas famosas costumam utilizar esse tipo de sorriso, principalmente em frente a câmeras ou em fotos. É mais utilizado por homens e expressa algo do tipo "eu sou o máximo" ou "todas as mulheres me querem".Quem mente não costuma sorrir muito, pois mentir exige grande concentração. O sorriso com os lábios unidos em linha reta é usado por quem quer esconder algo. Tente lembrar de alguém que lhe perguntou uma coisa engraçada sua e que você não queria dizer, você sorriu de boca fechada. Eu particularmente acho charmoso esse tipo.
Mas nem tudo está perdido, o sorriso honesto e real existe sim, e vem sempre acompanhado por pés de galinha ao redor dos olhos. O cérebro, quando você ri, envia a informação para o rosto todo, e os músculos das pálpebras se contraem. Esse movimento é involuntário e extremamente difícil de ser forjado, contudo algumas pessoas acostumadas a fingir, fazem perfeitamente.

Minha dica? Sorria sempre que puder, sempre que tiver vontade, de si mesmo ou do que quer que seja, sorrir produz substâncias incrivelmente benéficas ao organismo e queima calorias. Além do que, como li em um para-choque de caminhão, nunca se sabe quem pode estar se apaixonando pelo seu sorriso. Numa dessas o amor da sua vida lhe vê e "tium".
Eu já me apaixonei por um sorriso andando na rua, no ônibus, na escola... Bem... acho que eu não sou parâmetro, né? :D




Publicado em: A Tribuna Regional no dia 16.06.2012
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa
Escrito por:  @rjzucco

Nenhum comentário:

Postar um comentário