Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O presente precioso (teoria dos cavalos)





Li um livro uma vez que tinha o título desse texto, e que contava uma fábula bem interessante em que, em resumo, citava que precisamos viver o momento presente. Ele me fez refletir sobre como as pessoas levam a vida nos tempos atuais. Ninguém realmente vive o presente precioso. Todos estão sempre com a cabeça no futuro, planejando, desejando, almejando, ambicionando e consequentemente acabam se transportando para lá. Criam um fabuloso mundo mágico e acabam vivendo mais nele do que na vida real.


Mas a vida cobra caro por quem não a aproveita sabiamente, e, quando essas mesmas pessoas se dão conta, muita coisa já passou e não há como remediar, então começa outra etapa curiosa. Há uma altercação entre viver no futuro e lembrar e lamentar o passado, com toda melancolia que isso possa ter. Então a vida vai escorrendo feito areia entre os dedos e devido ao costume de não saber aproveitá-la, começamos a nos encasmurrarmos.


Não sei se isso talvez não seja uma forma de fuga da vida medíocre e diferente do que gostariam de ter. Mas independente da desculpa, nada justifica deixar os cavalos passarem. A vida é uma só, e funciona como um cavalo encilhado que passa correndo em sua frente. Ou se está pronto para montá-lo quando passa e o aproveita e sente o vento no rosto naquele instante precioso, ou fica-se lamentando por ter perdido um bom cavalo que cruzou.


Depois que o cavalo cruza, não há como saber se ele era rápido, se o levaria longe, se era o cavalo certo. Ele foi perdido, já cruzou e você não estava pronto para montá-lo no momento certo, ou quem sabe até estivesse, mas faltou coragem. Ah! A coragem. “A coragem não é que nem poeira que se agarra em qualquer pelo!”. Enquanto os covardes ficam assistindo os cavalos passarem, os com um pouco mais de atrevimento começam a perceber o quão bom é o presente, e aceitam-no como um presente delicioso. E de fato o é. A vida, os momentos, os acontecimentos, é tudo um presente glorioso e mágico. Mas o presente é o agora. O ontem é passado e até serve como aprendizado, mas não deve ser acessado na forma de saudade, tristeza ou melancolia. O amanhã é absurdamente incerto, e ninguém sabe se realmente virá, está no tempo futuro. Devemos sim nos preparar para montaria, mas vivendo o presente.


Pense comigo, o que temos de fato? O que realmente temos se não o presente? Apenas e somente o presente? E o presente é um presente especial, um presente precioso.




Aproveite os cavalos de sua vida. Esteja pronto para montá-los e não hesite quando algum aparecer, ninguém alcança um cavalo depois dele ter passado. Você pode até conseguir pegar o mesmo cavalo em outra oportunidade, ou outro cavalo na mesma oportunidade, mas, necessariamente, aquele momento com aquele cavalo, é único e deve ser aproveitado. Esse é o meu conselho. Encare a vida como uma chuva e se molhe. Sinta cada gota percorrer seu corpo, sinta o cheiro, o gosto, o toque, as sensações, o vento na pele e a roupa molhada. Ouça o som do mundo enquanto chove como se fosse cego e perceba as dimensões de tudo que o rodeia.


Monte nesse cavalo, vá cavalgar na chuva e aproveite o presente precioso!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 29.04.2012
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa
Escrito por:  @rjzucco

3 comentários:

  1. Lindíssimo o texto fala justamente de algo que preciso aprender que é focar mais no meu presente e aproveitar o que este tem a me proporcionar e deixar de lado a ansiedade dos planos futuros. Seu blog é muito bacana moço. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e verdadeiro - parabéns. Bruno Krug

    ResponderExcluir
  3. Ana Cláudia Marques8 de março de 2014 às 03:04

    Gostei! E também para aprender. Sou alguém tão cheio de planos e ideias que nem sempre consigo concretizar de forma que. se consigo montar alguns cavalos, em compensação há outros que deixo passar. E aí, não adianta se lamentar. Obrigada, gostei mesmo!

    ResponderExcluir