Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O câncer do Lula

    Recentemente foi divulgada na mídia a notícia sobre o câncer do Lula. Muitas pessoas, inclusive eu, sugeriram campanha para que o ex-presidente efetuasse tratamento pelo SUS.
O que me surpreendeu foi que a campanha pró Lula com tratamento particular, foi  vastissimamente maior que a campanha para ele tratar-se pelo SUS.
Não conheço família com histórico de câncer maior que a minha. Minha mãe teve três, e faleceu no terceiro; meu irmão Ricardo teve e faleceu; Minha tia Maria, idem; meu irmão Roberto está lutando contra um e meu pai sobreviveu a um.

Ou seja, posso  falar com bastante propriedade o que é a luta contra o câncer, como é ter parentes com essa doença maldita e quão difícil é vencê-la. Mas principalmente, como é impossível trata-la pelo SUS.
Agora, o que me revolta é, por que diabos os malditos políticos corruptos, incluindo os que dizem que não sabem de nada como o Lula e a Dilma, utilizam o meu dinheiro para efetuar tratamento particular?
O Lula teve oito anos para dar jeito na saúde pública, mas preferiu desviar essa verba para projetos que angariariam mais votos na sua reeleição e para a companheira Dilma.
Eu entendo que a saúde estava sucateada antes do Lula. Mas também entendo que, se ele tivesse direcionado a verba para o que realmente interessa que é saúde e educação e não em projetos hipócritas e demagógicos que visam apenas angariar votos, hoje ele teria condições de tratar-se pelo plano que ele mesmo teria ajudado a melhorar.
Não me interessa se o SUS é um meio melhor que em outros países. Não estou comparando com os piores para iludir que o meu é melhor. O meu é ruim e pronto.
Também não disse que o Lula não teve bons projetos nesses intermináveis oito anos.
O que eu estou dizendo é que se ele é responsável pela saúde, faz parte do povo, então que se trate como o povo. Garanto que rapidinho o SUS melhoraria.
Não quero que o Lula morra, sei a barra que é a luta contra o câncer. Desejo sinceras melhoras. Mas que melhore tratando-se com o que ele não deu atenção. Isso é justiça!
É como se um engenheiro construísse uma casa, mas não fosse morar por não ser segura o suficiente e temer que caia em sua cabeça. Os outros podem?
É ululante, ridículo, revoltante. Acordem os que defendem que o pobrezinho deve sim utilizar uma clínica particular. Não deve! Ele tem que utilizar o que o povo utiliza. Ele não é melhor nem pior que o povo. Se o povo pode, por que ele não?
Devia ser facultado ao contribuinte permitir para onde seu dinheiro iria. O meu, certamente, não pagaria o hospital particular do Lula. E digo isso pensando em todos os brasileiros que dependem do SUS. Isso é solidariedade.

@rjzucco

5 comentários:

  1. Solidariedade ao amigo, eu também passei por essa situação, vc tem fortes condições de um dia também ter o diagnóstico, portanto meu amigo, faça exames sempre que possível !!! abraço

    ResponderExcluir
  2. Lula parece um messias, não podemos falar mal dele. E se falamos, logo tentamos dizer algo positivo em seguida para amenizar (como se fossemos para o inferno e o medo nos fizessemos negar certas coisas). Engraçado isto, não?
    A grande maioria das pessoas faz isso. Poderia ser feito um estudo sobre isto: o cara que veio do povo, com a cara do povo, jeito de falar e andar do povo, que fuma e bebe cerveja, que fala besteira e que, mesmo sem um curso superior, chega ao cargo mais importante do país (o sonho de qualquer pobretão sem educação formal).
    Devido a isto, feliz ou infelizmente, ele será sempre nosso messias. Mesmo quando, ou se, descobrirem os podres de seu governo, que de nada tem de diferente dos demais, ele ainda será venerado.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito nos teus sinceros pedidos de melhora. Tb perdi meu pai com câncer, mesmo tendo o melhor plano de saúde. Quando se fala do lula, na verdade existe um desejo subreptício de vê-lo morto, por tudo que significou contra a elite que dominou e desgovernou este país por 500 anos. Tenho dificuldades de entender certos sofismas. O SUS piorou ou recebeu menos investimento na era lula? O acesso a educação piorou ou melhorou? È sempre melhor desqualificar o sujeito que vota em lula, no caso milhões de pessoas que certamente estão erradas simplesmente por serem pobres e negras e a elite cheirosa certamente estará certa quando escolhe seus zés e playboyzinhos de Sampa que têm nojo de pobreza!?
    Quando Zé serra foi fazer cateterismo no sírio libanês não escutei a bem nascida elite pedindo pra ele fazer no SUS. Nada aconteceu quando o Covas e o Jose de Alencar Tb se trataram no sírio. Afinal de contas eram da elite cheirosa.
    Ah, mas agora é o Lula, aquele molusco que não passa na laringe da elite.
    A elite que certamente se preocupa muito com o SUS, tanto que não o usa, mas deseja que o que ELE morra por falta de tratamento. A dona Luana Piovani vai ganhar seu nenê no SUS? Sobre o Mendes Ribeiro ninguém falou nada... Ué; não são os bons samaritanos na sua cruzada contra a classe política?
    A isso se chama hipocrisia. Até porque LULA não enriqueceu no poder publico, diferente de uns zes por aí, como tantos direitosos, e ELE paga seu plano de saúde com seu próprio dinheiro, não com o teu.
    O defeito do lula é ser povão, e para pseudo intelectualidade branca e rica, pobre que ascende tem que continuar a comer, falar e se vestir errado. O pecado dele certamente foi ter tirado milhões de pessoas da pobreza, ter dado acesso a credito e a educação, ter feito as pessoas pensarem além do JN e da folha. Já passou pra historia como um mito, mesmo que o câncer venha a vencê-lo, mesmo que obsessores obsessivos tentem desqualificá-lo como ser humano, categoria de ser vivo que anda ausente na elite bem nascida.
    * Sobre o comentário ali do marcos, sobre “curso superior”, os títulos “honoris causa” distribuídos pelo “primeiro mundo”, respondem a indagação. Mas certamente todos estão errados, e o pré conceituoso, certo.

    ResponderExcluir
  4. A elite nunca ganhou tanto dinheiro como no governo Lula, basta ver os ganhos dos banqueiros e quem são as pessoas mais ricas do país.

    ResponderExcluir
  5. O amigo é bem informado e esclarecido o suficiente para deixar de lado argumentos falaciosos como “O SUS piorou ou recebeu menos investimento na era lula?”. Se formos falar em percentuais, indubitavelmente sim. O Lula teve a felicidade de estar governando o país justamente na época em que a economia mundial culminou no que já era esperado há anos: a ascensão brasileira a um patamar econômico melhor. Todos sabiam que isso aconteceria, assim como sabiam que os EUA entrariam em crise devido aos precatórios, como sabiam que a China seria a maior potência econômica, como sabiam o quão frágil o sistema europeu era.
    Ocorre que agora o Brasil tem infinitamente mais condições de investir, absurdamente mais dinheiro. Então retribuo a pergunta. Por que o tão amado, glorificado e maculado Lula não continuou investindo a mesma quantidade percentual no SUS e na saúde? Só isso já teria melhorado consideravelmente a situação. Então respondo tua pergunta. O SUS não piorou nem recebeu menos investimento na era Lula. Mas deveria receber mais, necessariamente.
    Acho muito bom o incentivo a universidades, muitas pessoas que não tinham condições hoje estão conseguindo fazer um terceiro grau. Mas ao custo da classe média que está carregando toda a carga tributária nas costas. Não é pobre quem paga, nem o rico. Quem arca com as despesas do fome zero, das campanhas demagógicas todas, e não são poucas, é a classe média, onde tu se enquadra. E a classe média não é a tão cheirosa a que se refere, ela apenas não fede. Assepsia meu caro, independe de classe social, embora eu tenha entendido a ideia.
    O governo sempre foi paternalista, mas no caso da era PT ele flerta com o socialismo. É ultrajante a quantidade de coisas subsidiadas pelo governo para os pobres pobres. Por que isso também não existe para a escravizada classe média? Por que eu tenho que pagar comida, bebida, estudo, auxílio guaraná de rolha para os pobres? Ninguém vai me convencer que é justo apenas a classe média arcar com esses custos. E essa balela de que muitos ascenderam a classe média é conto da carochinha pois todos sabemos que os que saíram da pobreza, ainda não contribuem eficazmente para o pagamento de tributos.
    Os outros governantes não foram descarados a ponto de dizer que o SUS é excelente e perfeito. Eles sempre defenderam que precisava de investimento e de melhoras. Então sim, eles podem tratar-se no sírio libanês e afins enquanto o Lula não pode, pois ele defende que o SUS é maravilhoso. Então ele tem obrigação moral de engolir as baboseiras angariantes de voto que ele proferiu.
    A elite não usa SUS, mas a classe média usa, e bastante. A dona Luana Piovani não vai ter seu filho no sucateado SUS porque ela sempre reconheceu o estado calamitoso em que esse se encontra e pode pagar por um decente. O Lula não.
    Lula não enriqueceu no poder público? Isso até ofende a inteligência e o respeito que teus leitores tem por ti. Agora ele tem três aposentadorias, e quem paga somos nós. Pesquise quanto ele ganha em cada. Ainda, mesmo com essas três, ou o salário de presidente, ele não teria comprado um oitavo do que angariou enquanto presidente. Seu patrimônio aumentou mais de doze vezes nos anos em que esteve no poder e ainda ofensivamente algumas pessoas ousam tentar ludibriar-nos com a falácia de que ele não roubou?
    E mais, ele continua utilizando subsídios do governo como se presidente fosse. Os filhos de Lula utilizam passaporte diplomático, ele tira férias nos locais apenas de uso presidencial.
    E o povão continua pensando como povão. Visto a audiência de novelas, faustão, datena e afins. Óbvio que o povão não começaria a pensar por si de um dia para outro. Nem quem não é povão o faz. Isso até é contra o discernimento empírico social.

    ResponderExcluir