Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Drogas

Conheço muitas pessoas que são usuárias de drogas e afirmam que não há problema algum nisso. Vou falar apenas da Maconha para não me estender muito.
Não vou entrar no mérito de que faz mais mal que o cigarro, pois creio todos saberem que fumar-se tanta maconha quanto um fumante normal faz com o cigarro, não duraria dois meses. Meu ponto aqui é outro. Quero falar o quão incomodado fico com o maldito mercado consumidor.
As pessoas alegam que é só um baseadinho e que não faz mal para ninguém. "Eu fumo quieto no meu canto e não incomodo, ou faço mal para quem quer que seja", dizem. Será?
Bom, todas as noites, ou mesmo dias, que ando pelas ruas de qualquer cidade, temo pela minha segurança. Tenho medo de assalto. Medo de violência, estupro, assassinato, espancamento e todas as outras atrocidades possíves provenientes dos marginais. Agora pergunto para o imbecil, alienado e ignorante acéfalo que fuma apenas seu baseadinho "na boa", "sem incomodar". Quem financia a porcaria do tráfico de drogas? Com esse financiamento, subsidiam armas e a violência.
Quero chegar com isso em um único ponto. Se eu, meus amigos, minha familia e qualquer outra pessoa teme sair na rua hoje, é por causa desses débeis consumidores que estupidamente sustentam os mesmos marginais que acabam estuprando e espancando suas irmãs, mães e avós. São os maconheirinhos filhinhos de papai, ou mesmo os desfavorecidos financeiramente, que custeiam o meliante que apontará uma arma na cabeça de um ente querido, ou amigo, e levará seu carro.
Esses malditos consumidores não entendem o quanto eles fomentam esse câncer social. Então, obviamente, mesmo que eu não fale, toda vez que vejo um otário desses fumando seu baseadinho, a ele direciono toda revolta que sinto pelos assaltos que sofri ou que alguém que eu conheço tenha sido vítima.
Droga financia violência! Quer arranjar uma fuga? Procure outro subterfúgio. Vá jogar roleta russa em casa que com sorte, o mundo do tráfico e da violência terá um financiador a menos e a vida para o meio em que vive se tornará mais segura para os demais. Procure tratamento psicológico que funciona bem melhor. Procure ajuda com amigos de verdade. Arranje outros meios, mas não financie esses desgraçados.
A maioria da população mundial não utiliza drogas ilícitas e não morre por isso. Pessoas inteligentes arranjam maneiras inteligentes de escoar essa necessidade de fuga. Tenho certeza de que uma boa terapeuta lhe indicará uma quantidade grande de alternativas.
Drogas, tô fora

 Publicado em: A Tribuna Regional no dia 10.11.2012


Corrigido/editado por Patrick Heinz
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, gosto do teu texto, te acho uma pessoa muito inteligente, concordo que os consumidores de drogas financiam o crime e tens o direito de ser contra o consumo de maconha mas, na minha opinião, antes de disparar essa bobagem agressiva e infantil, faltou essa reflexão: Por que a Cannabis, que é uma planta utilizada pelo homem para diversas finalidades há milênios, foi criminalizada no século 20, motivando sua produção e comercialização pelo crime organizado? http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_249104.shtml. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, me prestei a ler o vasto e cansativo texto até o final. É incrível como as falácias são facilmente aceitas por quem as quer ouvir. Se eu pegar uma verdade de um artigo, e argumentar com um absurdo meu, não torna meu argumento verídico ou tampouco confiavel. Foi o que com muita infelicidade o autor do teu texto fez.
    Os motivos que fizeram a Canabis ser criminalizada, honestamente, não me interessam e se esses realmente o foram, jamais saberemos. O que me interessa é que a machonha traficada pelos usuários e fornecedores não é a mesma que é entregue para tratamento medicinal. A maconha do tráfico tem muita podridão e faz mal sim. Vicia sim. Deixa os mais gulosos consumidores muito abobados sim. Quem não conhece alguém que ficou meio banzo de tanto que fumou um backzinho 3 ou 4 vezes por dia durante alguns anos? Ao menos eu sim.
    O foco do texto é que as drogas financiam a violência, e esta me incomoda sobremaneira. E quem as financia são os consumidores.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo. O texto é da revista Superinteressante e é muito bem fundamentado. Mas utilizei-o apenas para ilustrar os motivos predominantemente econômicos e políticos da proibição da cannabis. O foco do meu comentário não está em ser a favor do uso ou não, pois teria o mesmo sentido de qualquer forma. Os consumidores de drogas ilícitas financiam a violência e isso também me incomoda muito. Claro que a maconha traficada não é a mesma entregue para fins medicinais e que faz mal à saúde e vicia se consumida com freqüência. Não estou fazendo apologia, só estou dizendo que é pior para a sociedade que essa PLANTA seja cultivada e distribuída pelo crime organizado, só isso. E é isso que te incomoda. Não é? Tabaco e àlcool também viciam e fazem mal. Por que não são proibidos? Por quê? Fazem menos mal para a sociedade que a maconha? Você sabe que não. Quem não conheceu alguém que perdeu tudo por causa do àlcool? Quem não conheceu alguém que morreu por causa do cigarro? E são drogas permitidas. Se fossem proibidas o crime organizado rapidamente começaria a produzir e traficar, assim como na lei seca norte-americana da década de 1920, que enriqueceu a máfia italiana. Seria melhor para a sociedade se àlcool e tabaco fossem proibidos e produzidos e comercializados pelo crime organizado? Haveria perigosos traficantes de bebida e cigarro pelas ruas. Você acredita que a sociedade deixaria de consumir àlcool e tabaco se fossem proibidos? A resposta é não, garanto. Assim como não deixou de consumir maconha quando foi proibida. O que acho muito errado é proibir o cultivo de uma PLANTA gerando mais malefícios do que benefícios à sociedade. A cannabis poderia ser uma forma de geração de empregos formais no Nordeste (de empregos informais já é, só que em condições precárias) por exemplo, diminuindo a pobreza, pois a planta, além de ser utilizada para uso recreativo, é uma fonte riquíssima de fibras, que podem (e foram durante milênios) ser utilizadas para a produção de papel (um hectare de cannabis produz o equivalente a quatro hectares de eucalipto), tecidos (é 5 vezes mais resistente que o algodão) e cordas, e pode ser utilizada para a produção de combustíveis e cosméticos, dentre outros. Além de que a qualidade do produto para uso recreativo melhoraria com a produção legal, geraria receita para o país através de impostos e tiraria o negócio das mãos dos traficantes.

    ResponderExcluir
  5. Nesses termos, concordo.
    Embora compartilhe que o cigarro e o álcool fazem mal, penso que também deveriam ser proibidos. Muita gente deixaria de consumí-los.

    ResponderExcluir
  6. Fumar maconha na adolescência reduz capacidade intelectual
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/08/fumar-maconha-na-adolescencia-reduz-capacidade-intelectual-3867098.html

    ResponderExcluir