Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Amizade

Estava conversando com uma amiga a respeito da amizade e de como isso é importante. Já pararam pra pensar que a amizade é um relacionamento, mas de certa forma mais evoluído?
Com amigos, pode-se ser o tempo inteiro absolutamente natural, não é necessária a troca tradicional de um relacionamento.
Num relacionamento, as pessoas dão e recebem, e devido a constante troca, e também pela forma como a sociedade nos educa, nos acostumamos a esse recebimento, logo, estamos sempre esperando algo a mais, como exclusividade, atenção diferenciada, mais tempo juntos, preenchimento de satisfações gerais como sexual, física, presentes, etc. Chegamos a ser egoístas e a querer coisas apenas para nós e que eventualmente nem para outras pessoas são disponibilizadas.
Mas repare que numa amizade, temos essa atenção diferenciada, sem as cobranças tradicionais do relacionamento. A pessoa, pode ter muitos outros amigos, pode ser de qualquer sexo, pode ser bonita ou feia, não precisa se enquadrar nos nossos padrões de “qualidade” ou beleza, e ainda assim estaremos muito tempo juntos, trocando todas (ou quase) as experiências que um relacionamento normal trocaria. O silêncio não incomoda, a companhia para fazer qualquer besteira é sempre divertida, e se enjoamos da cara da outra, paramos de ver por um tempo sem que precise-se ter uma “DR” ou rompimento.
O mais curioso é a capacidade dos amigos de nos fazerem sentir tão bem quanto um namoro. Tudo bem, em casos de paixões, o torpor químico liberado pelo cérebro, não é comparável a qualquer experiência com amigos, mas a alegria, satisfação e paz proporcionada por uma amizade profunda e sincera, também são comparadas e alcançadas por poucas coisas da vida.
Outra coisa importante a se ressaltar é que os relacionamentos modernos, são relacionamentos gatos além da irritante possessividade, e isso corrobora com a ideia de que a amizade está levando vantagem hoje em dia.
A grande dica é valorizar os amigos dando a todos a real importância que tem em nossa vida. Exponha, verbalize, coloque para fora, faça-os saber como pensa e o que sente a seu respeito. Acarretará um acréscimo positivo incomparável as suas relações. Sem contar que os amigos são um bom caminho para o autoconhecimento.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 31.12.2011
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa e Ana Leticia Silva
Escrito por:  @rjzucco

Um comentário: