Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Doação

Navegando em águas facebookianas deparei-me com alguma campanha de doação de órgãos. Não novamente, mas ainda. Campanhas de doações de órgãos não deveriam sequer existir.
Como pode em épocas de globalização, onde a informação é de absurdo fácil acesso, ainda termos pessoas com esse tipo de preconceito bufo? Faz lembrar-me da época em que fui tentar aplicar um trote solidário na faculdade com doação de sangue e os humanos não quiseram alegando que alguém poderia pegar uma doença qualquer.
É revoltante saber que a mesma pessoa que se diz não doadora de órgãos e que espalha para todos e multiplica crendices estúpidas quanto a retirada precoce de órgãos ou qualquer outro boato, na hora que precisam, são os primeiros a fazerem cara de cachorro pidão que caiu da mudança e reclamarem da burocracia, da demora, e os que mais consideram-se com direito a receberem transplante.
Então lanço aqui a campanha, conquanto ilegal e inconstitucional, bastante moral e que pode ser aplicada nos bastidores por quem faz as doações andarem. Sou doador e sou receptor! Ou então, o que é mais importante, não sou doador, logo, não sou receptor!
Assim as pessoas que não doam, jamais poderão receber órgãos caso um dia precisem. Fica registrado onde for preciso que essa pessoa não era doadora e que, consequentemente, não poderá ser receptora agora que precisa.
Fazendo assim, todos acabariam virando doadores, as doações aumentariam significativamente e pessoas que não são doadores, nem entrariam para a fila de espera, permitindo que aqueles que se propuseram a um dia doar seus próprios órgãos, receber.
Fica aqui minha campanha, quem não é doador, não merece ser receptor. Ainda que ilegal, se o jeitinho brasileiro existe para esses casos, então que privilegie os que sempre se propuseram. Fica a dica para as pessoas da área da saúde que puderem fazer algo a respeito.
Não tenho parentes ou amigos próximos precisando de doação, mas sou doador e toda minha família sabe. Doem tudo que puderem de mim. Espero que vocês façam o mesmo.


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 02.03.2013
Editado/corrigido por @AnaLeticiaSilva
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

5 comentários:

  1. Concordo contigo Zucco, principalmente na parte em que diz que hoje, a campanha para doação nao deveria existir, pois deveria ser parte da sociedade, contando o fato que vivemos em um mundo de alta tecnologia e intensa informação.
    Mas infelizmente o povo continua com a mente fechada.
    Assino embaixo \0/

    ResponderExcluir
  2. Oi Zucco! Bom dia! Há 10 dias meu tio faleceu... sem um doador... Hoje tenho um amigo do colegial que precisa de um rim... e um grupo de amigos do colegial topou se mobilizar em prol de uma Campanha de Conscientização sobre o fato que podemos até mortos SALVAR VIDAS... enfim, gostei do seu site de sua colocação e imagens e gostaria de pedir autorização para publicar... quem sabe vc poderia até gravar uma deixa sobre quem não é doador não merece ser receptor... enfim... fique à vontade, mas desde já = OBRIGADA!!! Um grande abraço e felicidades

    Pri
    whatsapp + 11 99148-7714

    ResponderExcluir
  3. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir
  4. Atenção por FAVOR,

    Isto é para informar ao público em geral que o homem ou a mulher que são saudáveis e 100% sérios na venda de seus rins devem entrar em contato urgentemente com o Minot Center. Como temos muitos pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando por uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a quebra financeira e nós ofereceremos US $ 550.000 para o seu rim. Meu nome é Doutor Brad Hilaman, sou representante no Hospital Memorial Dosher. Nosso hospital é especializado em Cirurgia Renal / transplante e tratamento de outros órgãos, também lidamos com compra e transplante de rins com um doador vivo e saudável. Se você está interessado em vender seu rim, por favor, não hesite em nos contatar via e-mail: doshermemorialhospital1@gmail.com

    Email: doshermemorialhospital1@gmail.com
    Ou whatsapp: +2348110652559
    Dr. Brad Hilaman.

    ResponderExcluir