Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

Processo seletivo II

Muitos candidatos vieram conversar comigo sobre o texto da semana passada, e ainda alguns empresários.
O que não foi explicada, e é a parte mais importante do nosso processo, é a filosofia da empresa.
Essa história de focar em resultado realmente afasta muita gente, afinal de contas só entrega resultado quem tem perfil e conduta ativa.
Iniciativa é pré requisito.
Quem quer sair do trabalho as 18 horas e descansar, assistir televisão, tomar um mate tranquilamente, definitivamente não está alinhado com nossa filosofia de alta performance.
Não há como entregar um resultado acima da média sem estar permanentemente estudando, lendo e buscando ativamente qualificação.
Hoje praticamente tudo se encontra no Google, e a falta de conhecimento só acontece por pura acomodação.
Se o colaborador é acomodado, nunca está atualizado e qualificado. Ficará sempre esperando da empresa, do governo ou de outras pessoas que seja entregue mastigado e no colo oportunidades para se desenvolver profissionalmente. Oportunidades que aliás não serão bem aproveitadas, pois ele não as valorizará.
Estou dizendo com isso que a pessoa trabalhará depois do horário? Absolutamente.
Digo com isso que quem quer apenas cumprir horário jamais estará entre as pessoas de alto desempenho, pois necessariamente estará desatualizada e desqualificada.
São pessoas profissionalmente preguiçosas e que estão acomodadas na quentinha zona de conforto.
Para ter resultados que ninguém tem, é necessário fazer o que ninguém faz, dormir o que ninguém dorme, estudar o que ninguém estuda.
As pessoas querem fazer dinheiro sem correr atrás disso, sem pagar o alto custo que isso tem. Esperam que caia no colo, e do céu ainda.
Depois reclamam que as coisas não acontecem, que perderam a vaga, que foram demitidas, que o outro foi promovido. Mas jamais reconhecem que sua função protagonista nesse cenário precisa ser executada de forma enérgica.
Motivação vem de dentro.
Sair da zona de conforto dói. Faz chorar. Machuca. Desconforta. Mas é o ÚNICO caminho para o crescimento e desenvolvimento profissional.
As pessoas que convivem com gente de alta performance acabam se afastando, pois não há meio termo, ou está impulsionando para cima ou está puxando para baixo.
E se quando a decisão de sair desse conformismo foi tomada a pessoa não estava entre os profissionais de alta performance, então necessariamente seu convívio pessoal precisa ser todo revisto.
Isso não é achismo e não é negociável.
Veja as pessoas de muito sucesso. Pessoas felizes e realizadas profissionalmente. Elas convivem com acomodados, coitadistas, fracassados, pessoas de baixo desempenho?
Se você sequer conhece e conversa com alguém de muito sucesso e realização profissional, então necessariamente você está no outro time e cada vez mais distante dessa realidade vencedora.
Não existe certo ou errado nesse mundo. O que existe é objetivo de vida.
Isso se o que você quer da vida é conforto, qualidade de vida, um excelente carro e uma casa com tudo que sempre quis. Não precisar depender de governo nem da fila do SUS para o que quer que seja. Pagar escola de qualidade aos seus filhos e educação complementar no que há de melhor, certamente seu lugar é entre pessoas de alta performance.
Você pode até não gostar da nossa filosofia. Pode ser desprovido de ambição. Pode dar mais importância para relações onde qualificação, metas, objetivos e resultados não sejam importantes.
Mas certamente quando for comprar, vender, ou alugar um imóvel, vai querer deixar com uma empresa onde os colaboradores dão o seu melhor para encantar o cliente, sem demagogia ou hipocrisia. Que se esforcem na busca contínua por excelência e qualificação e que esteja sempre um passo a frente.
Ninguém gosta de ser atendido de qualquer jeito por alguém que está ali por obrigação apenas esperando as 18h.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 04.02.2017
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário