Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Melhor investimento


Pelo título e por eu ser o proprietário de uma imobiliária, provavelmente você deva estar pensando que indicarei um imóvel para investimento como sendo a melhor opção, certo?
Errado!
O melhor investimento que existe no mundo não é comprar imóveis. É investir em pessoas!
Perceber isso foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. É uma aplicação onde se multiplica o retorno diariamente, no curto, no médio e no longo prazo.
Não há qualquer alternativa em nicho algum de mercado que proporcione melhor e maior retorno que pessoas.
Em primeiro lugar, a sua vida melhora. Pessoas que trabalham bem, que crescem, se desenvolvem e tentam ser pessoas melhores, invariavelmente transformarão a sua vida em algo fabuloso. O ambiente de trabalho fica com uma energia diferente, todo mundo vibra na mesma frequência.
Em segundo, pessoas que trabalham felizes entregam melhores resultados e qualificam-se mais. Mais uma vez o investimento retorna multiplicado.
E terceiro: a percepção por parte do cliente é aumentada em níveis profundos e altos.
O desenvolvimento corporativo ocorre em velocidade vertiginosa quando a equipe está alinhada e adere à filosofia e aos valores da empresa.
Recentemente, uma das nossas colaboradoras resolveu empreender. Fizemos um processo seletivo onde mais de 300 pessoas enviaram currículo. Apenas uma foi selecionada.
Qual a percepção do cliente?
O cliente externo não percebeu que era uma colaboradora nova (a não ser nos três primeiros dias, claro). O cliente interno disse que parecia que ela já estava na empresa há um ano.
Esse tipo de retorno justifica fazermos seletivas com 100 candidatos, às seis horas da manhã, em feriados e finais de semana.
Com tanto treinamento e qualificação, sofremos assédio do mercado e muitos colaboradores saem para empresas que melhor remuneram.
E nós adoramos isso. É o mercado reconhecendo nosso bom trabalho. São nossos colaboradores crescendo e evoluindo.
Uma semana depois da saída da empreendedora, outra colaboradora saiu para trabalhar em um banco. Proposta irrecusável.
Saiu com nosso total apoio, mas nos deixou com um grande dilema. Contratar alguém com pressa, visto que há uma colaboradora nova ainda aprendendo a função, e, para piorar, o mais antigo do setor foi cobrir a função da que foi para o banco e também está aprendendo a função?
Ou procurar manter a qualidade e seguir o processo seletivo tal e qual nos propomos mesmo que demore e sabendo que isso refletiria de alguma forma no cliente que ficaria desassistido em alguma situação?
Optamos por seguir nosso rigoroso processo seletivo.
Algumas pessoas reclamaram nas mídias digitais alegando que nosso processo seletivo é arrogante e queremos dar lição de moral.
Contratar por perfil tem disso. Quem não tem perfil e não está alinhado sequer entende a profundidade de tudo que fazemos.
Foram mais 150 currículos para encontrar um rapaz que estivesse alinhado com a nossa filosofia e disposto a se permitir, desenvolver-se profissional e pessoalmente.
O retorno disso é uma empresa com resultado fora dos padrões, orgânica, dinâmica, com proposta de valor clara, ativa e, mais importante, com clientes encantados e cada vez mais satisfeitos.
O processo é infalível? Claro que não. Errar faze parte inclusive do amadurecimento e crescimento da empresa. Mas tomamos alguns cuidados que reduzem esse risco.
Todos que entram estão alinhados? Não. Muita gente na empresa ainda não internalizou a filosofia, todavia cada dia que passa mais gente está aderindo a conduta do resultado.
Definitivamente, a felicidade de uma equipe de alta performance, que encontra eco entre si e percebe que começa a colher em virtude de seus esforços em qualificação, é indescritível.
Investir em pessoas é o melhor e mais rentável investimento que você fará na vida, com retorno eterno.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 18.03.2017
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário