Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Páscoa



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
O Coelho da Páscoa representa o nascimento, a esperança da vida e é um dos símbolos das festividades da Páscoa.
O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, por representar a esperança da vida após a Ressurreição de Jesus Cristo.
O Ovo da Páscoa é um ovo feito de chocolate normalmente recheado com surpresas. É um símbolo de nascimento e vida e está relacionado com a Páscoa pelos cristãos, pela representação da Ressurreição de Jesus Cristo, com a esperança de uma nova vida.
É uma celebração muito bonita, alegre, divertida e que atavicamente é passada de geração a geração. Brincadeiras como esconder ovos de galinha recheados com “carrapinhas” para que as crianças encontrem ocorrem em muitos países no mundo. Depois de comer o “recheio”, alguns têm o hábito de quebrar a casquinha na cabeça de alguém que está distraído, normalmente acontece em 1º de abril e daí o termo “enganei o bobo na casca do ovo”. Embora existam muitas outras teorias para origem desse termo.
Enfim, tudo é alegria, celebração, comemoração, festa, muitos doces e chocolates, não se come carne vermelha, só se come peixe e não é permitido castigar crianças nem trabalhar pesado.
Só que a indústria comercializou a data, que hoje foca apenas em ovos de chocolate, coelhos de chocolate, chocolate, propagandas, ninhos, doces, “carrapinhas”, casquinhas, etc.
Pouca gente da nova geração sabe o que significa a Páscoa. É sério, acreditem!
Perguntem aos jovens de hoje em dia o que é a Páscoa, por que ela é celebrada e qual o sentido de tudo. Eles não saberão responder.
E mais, muitos estão absolutamente desvinculados da religião. E até defendo que cada um é soberano sobre suas crenças, mas entendo também que a religião ocupa um papel importante e fundamental na atual estrutura familiar contemporânea.
Ocorre que muita gente quer saber dos chocolates, do feriado, da folga, dos doces, mas se diz ateu, ou mesmo de uma religião que não celebra a Páscoa.
Então qual o sentido?
Se eu não concordo com as crenças e/ou filosofias de determinada instituição, certamente não devo me curvar também aos seus benefícios.
Muito fácil falar mal, discordar, reclamar, mas no Natal, Páscoa e afins querer aproveitar.
Então, respeite. É o mínimo. E quando fazer uso de alguma vantagem de algo que não pratica, valorize.
Mesmo que não seja sua crença, é uma data bonita que prega bons princípios.
Feliz Páscoa!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 04.04.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário