Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2015

Pelo futuro

Participo de uma confraria de empresários na cidade. Nas reuniões conversamos sobre muitas coisas, trocamos ideias sobre estratégias de mercado, procedimentos e afins. Dentre os temas usualmente debatidos, o mais recorrente é: “Como fazer de Santo Ângelo uma cidade melhor?”
A conclusão unânime foi de que é necessário agirmos nas escolas, fomentar educação de qualidade, tentarmos elevar sempre o nível de ensino, auxiliar no que for possível.
Certo dia, no meio de uma sessão com minha coach, fiquei sabendo sobre um projeto desenvolvido pela ONU chamado Junior Achievement, que em tradução livre seria algo do tipo, jovens realizadores.
Sempre fui um empreendedor apaixonado, e ela sabendo disso indicou algo que fomentasse empreendedorismo nas escolas, juntando incentivo em educação, projeto social e empreendedorismo.
Entrei em contato com a responsável no estado e consegui novamente ativar esse projeto que há muito não acontecia na cidade.
Reuni ACISA, SEBRAE e URInova para definirmos as escolas e provocar participação, que felizmente foi fortemente abraçada por todos. Ficou definido então que seria Escola Getúlio Vargas, Escola da URI, Escola Odão e Colégio Missões.
Iniciamos ano passado para convocar e alinhar com as escolas participantes. Conversei com muita gente, pedi auxilio voluntário e gratuito para serem tutores, que no projeto se chamam “adviders”. Muita gente adorou a ideia e se colocou à disposição.
Nessas horas reforço minha descrença nos humanos em geral, pois muitos disseram que era tudo lindo e maravilhoso, mas poucos efetivamente decidiram participar. Falar em crescimento, dizer que precisa mudar e melhorar, falar mal do governo e da educação, reclamar do PT, isso todo mundo faz e é muito cômodo. Mas o que você está fazendo para tentar mudar e melhorar a sua realidade?
Nem quando as pessoas tem a oportunidade jogada no colo elas aproveitam, então como querer uma realidade diferente?
Não entro aqui no mérito da falta de tempo, pois para coisas que consideramos realmente importantes, sempre arranjamos tempo, ou quando você não tem tempo MESMO, não vai ao banheiro?
Mas enfim, independente do motivo, muito pouca gente se dispõe de fato a fazer algo para mudar o mundo, nem que seja seu mundo. O restante... pensa apenas em si.
Os poucos que se colocaram à disposição realmente abraçaram a causa e estão conosco desde o início, fazendo a coisa acontecer. Hoje temos mais gente do que o mínimo para iniciar as atividades.
A URInova em especial se fez presente em absolutamente todas as etapas, pois entende que é necessário preparar os jovens de hoje para que ingressem na universidade com mais clareza do que querem e, quem sabe, até querendo empreender. E se isso acontecer, irá colaborar com o projeto Incubadora, que acabaria sendo uma evolução da Junior pois é real, com investidores realmente interessados em fazer o negócio de alguém crescer.
Resumidamente o que acontece é que será criada uma empresa com os alunos em cada escola e eles aprenderão como funciona marketing, financeiro, administrativo, e RH. Entenderão sobre pagamento de contas, impostos e afins, almejarão lucro, produzirão de fato algum produto e venderão. Receberão salário simbólico (pois é proporcional ao valor de tudo no projeto e tudo é de valor baixo) e ratearão dividendos.
Muita gente nem ficou sabendo, outros se colocaram à disposição para ajudar como consultores eventuais ou quando pudessem, sem compromisso devido a grandes demandas de suas empresas, e tudo acabou dando certo.
Quem tiver interesse em participar mande-me um e-mail que se não nesse, quem sabe no próximo consigamos providenciar.
Hoje a Junior Achievement é uma realidade novamente na cidade e eu, como empresário proprietário da Imobiliária Jaeger, tenho orgulho em ter feito parte desse esforço para o resgate de um projeto maravilhoso.
Estou fazendo minha parte para tentar transformar a realidade que me cerca em algo melhor. Estou plantando sementes. E você?

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 11.04.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Zucco, se tivessemos mais empreendedores em nosso país como você, nossa realidade seria mais positiva! Abraço

    ResponderExcluir