Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

Orgulho de ser brasileiro ?




Andei questionando recentemente algumas pessoas quanto ao orgulho de ser brasileiro e para minha surpresa pouca gente disse que o tinha. Isso é um bom sinal! Ou indica que estou sabendo escolher meus amigos ou que o povo gaúcho é realmente diferenciado.
Os poucos que tinham, exaltaram as belezas naturais e a alegria do povo. Mas pasmem! Isso não é motivo para se ter orgulho de ser brasileiro. O fato de morarmos em um lugar bonito não nos torna pessoas melhores nem transforma nosso sentimento pela nação em algo realmente honesto.
Alguns disseram que tinham mais orgulho em ser gaúcho do que ser brasileiro. Mas depois de mais uns cinco minutos de conversa a conclusão era a de que isso acontecia porque o gaúcho é mais trabalhador e aguerrido e onde quer que vá, produz. Trocando em miúdos, as pessoas têm orgulho do gaúcho por ele ser o burro de carga do Brasil. O peão que produz para a nação, mas isso é para outro texto.
Ato contínuo seguimos as deliberações quanto ao orgulho de ser brasileiro. E se pararmos para analisar, de fato não há motivo. Brasileiro é palhaço, é idiota. É enrolado por todo mundo, paga uma taxa tributária insana e está sempre rindo e fazendo festa. Com o jeitinho brasileiro, tudo acaba em risada e carnaval.
Arcamos com uma das maiores cargas tributárias do mundo e não recebemos o retorno condizente. Saúde, educação, segurança, saneamento básico, pavimentações, atendimento ao público, justiça, políticos, esportes, deficientes, transporte público, tecnologia, etc. Tudo sucateado e incomensuravelmente aquém do que pagamos.
Orgulho de nossa cultura? Que cultura? A herdada de outros países? Ah então é orgulho da cultura dos outros países? Não! A cultura nativa, a indígena. Hummm, os índios marginalizados? A cultura aquela que cuspimos em cima e que não damos bola e sequer sabemos como é?
Ou quem sabe orgulho da nossa música sertaneja, pagode, samba e funk? Sim, pois o Brasil é amplamente dominado por esses quatro estilos, com ritmos e melodias vergonhosos, sem falar da letra. Podem chamar-me de preconceituoso, mas música com pouca informação não me serve, e se tiver dereê ou algo que o valha é sumariamente descartado.
Pagamos cinco vezes o valor de um carro, até doze vezes o valor de um jogo e em alguns componentes eletrônicos chegamos a absurdos muito maiores. Não adianta colocar a culpa só na política, mesmo porque é inegável, queiramos ou não o político É um espaço amostral do povo e sendo assim, nos representa condizentemente.
Está tudo errado, a televisão aberta mostra a cara do Brasil, o Ratinho é a cara, o Faustão também, Silvio Santos e Márcia são. Isso é o que a nação pede, é o que o povo alienado gosta de assistir. O povo clama por programas cerebralmente debilitantes como Big Brother. Essa é a cara da nossa nação!
E você ainda tem a coragem de dizer que tem orgulho de ser brasileiro?
Eu tenho vergonha de ser brasileiro!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 09.02.2013
Editado/corrigido por Patrick Heinz
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br