Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O fim dos ciclos II



Terminar um relacionamento não é fácil, sobretudo quando passa dos 10 anos.
Terminei um relacionamento de 13 anos e ainda estou me adaptando à nova realidade.
São muitas coisas que fazemos durante muito tempo e que acabam moldando nossos hábitos, nossa personalidade, nossos gostos e nossa vida.
É engraçado ver as reações dos amigos, cada um recebe a notícia sob uma ótica muito particular.
Um amigo me parabenizou, disse que era meu fã. Outro só disse: Bora! Uns três me convidaram pra me largar na vida e “mulherear”. Os mais chegados se colocaram ao meu lado para o que eu precisasse e me aconselharam a olhar para dentro e lamber as feridas. Uns dois perguntaram o que poderiam fazer para evitar que ocorresse, mesmo eu tendo dito que já havia ocorrido. E um disse que com o tempo voltaríamos.
Um relacionamento de tantos anos envolve família, amigos, bens e etc. Todo mundo fica perdido. Sempre acaba mal, em briga e desafeto e ninguém sabe para que lado correr, quem amparar ou quem defender.
Felizmente em meu caso ficou tudo bem, acabamos com muita amizade, carinho e respeito. Ambos com uma sincera preocupação em não machucar o outro e preservar de desnecessidades.
Nenhum colaborador meu perguntou uma vírgula, o que evidencia uma maturidade fora do normal. (Se bem que pode significar também que sou um mau gestor e que eles não se sentem à vontade para conversar esse tipo de assunto comigo. Ou que sou um excelente gestor e deixo claro que profissional é profissional.)
Mas enfim, o próprio coaching ensina, não adianta ficarmos remoendo o passado ou nos afligindo com o futuro. Precisamos sim é pensar no agora, focar em projetos imediatos ou de curto prazo, colocar em dia a bagunça, tanto da casa nova quanto mental e emocional.
A melhor solução é tirar algum ensinamento disso, virar a página, almejar o futuro e focar no momento.
Fiquei surpreso e impressionado com a forma como acabou. Realmente continuamos nos dando muito bem, nos respeitando mesmo que a situação seja estranha agora e isso facilita muito a passagem dessa fase tão delicada.
Dizem que a pior parte está por vir, a da solidão, da casa vazia, do apoio nas dificuldades, da companhia e das conversas. Que quando essa fase chega o mundo desaba e o coração aperta tanto, mas tanto que transborda pelos olhos.
Tenho certeza que quando isso acontecer não só meus amigos como os dela estarão de prontidão esperando para nos darem colo e força.
Afinal de contas, não foram 13 dias ou 13 meses e sim 13 anos compartilhando amigos e momentos, e eles fazem uma significativa diferença em momentos de turbulência emocional, sobretudo quando não temos mais o nosso habitual porto seguro.
Fico feliz em ter conseguido encerrar mantendo uma boa relação, pois alguém que ficou tanto tempo comigo, se de uma hora para outra fosse expurgado, seria traumático.
Só tenho a  agradecer pelos 13 anos de muita felicidade e desejar que sejamos muito felizes daqui para frente.

O relacionamento encerra, mas a amizade e o carinho estão fortes como sempre.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 07.11.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br