Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de julho de 2015

Você é honesto? (parte II)


Continuando a reflexão sobre ética, corrupção e honestidade.
Quando você bebe, dirige? Mas você sabe que é errado e ainda assim dirige, afinal de contas não faz mal para ninguém. Ninguém ficará sabendo. Faz diferença realmente se alguém vai ficar sabendo?
Então quer dizer que se você matar ou estuprar alguém e ninguém ficar sabendo pode? Isso é ético e legal?
Se você sabe que não pode dirigir e beber, então por que faz? Sabe que está errado.
Novamente fazendo o vínculo com a política. Falar mal deles e apontar o dedo é muito fácil, mas se na sua realidade quando lhe cabe você não é honesto e ético, como pode hipocritamente querer que os políticos não furtem e aprontem na realidade deles?
A situação é a mesma, independente do que diga.
Esses dias uma amiga estacionou seu carro em frente a uma garagem, alegando que seria bem rapidinho, e que tinha certeza que o outro carro não sairia nos próximos 15 minutos (clarividência?).
Perguntei a ela se sabia que estava errado colocar o carro na garagem. Ela disse que sim. Então argui: se sabe que está errado então porque fez? No que ela respondeu: porque era rapidinho e não faria mal a qualquer pessoa.
Eu aleguei que ela não sabia se não faria mal e que independente disso, o que é errado é errado, não importa o que seja. Como pode ela falar mal dos que fazem as coisas erradas se quando é a vez de ela dar o exemplo em seu dia a dia fazendo a coisa certa, ela peca?
Perguntei se um “estuprinho” rápido ela também fazia. Ou se um “furtinho” de pouca coisa ela fazia. Ela ficou ofendida e disse que óbvio que não. Isso ia contra os seus valores.
Então perguntei: Quais são os seus valores? Como você define que até certo ponto você é ética e faz a coisa certa e depois daquilo é errada? Acredita mesmo que exista isso? Ou você possui os valores e eles não são negociáveis, ou você não os possui e então está se corrompendo diariamente por qualquer bobagem.
É chocante começar a pensar assim, pois entendemos quantas coisas erradas fazemos o tempo inteiro pensando que os fins justificam os meios, ou mesmo que por que não vai fazer mal para alguém então não tem problema.  Ainda pior, como ninguém está vendo então pode.
Se você está cruzando um semáforo de noite, e ele fica vermelho, não tem movimento, ninguém está vendo, é perigoso ficar parado sozinha a noite no sinal vermelho pois podem lhe assaltar, o que você faz?
Você aguarda o semáforo ficar verde pois é a coisa certa a fazer? Ou os fins justificam os meios, você se corrompe e passa, afinal de contas sua incolumidade física, seus bens e sua saúde são mais importantes que esse reles valor de fazer a coisa certa e ficar aguardando o semáforo abrir novamente?
Eu particularmente não vejo carros parados no semáforo vermelho à noite. Mas vejo essas pessoas reclamarem dos políticos corruptos, vejo reclamarem dos estelionatários, falarem mal dos estupradores e dos assaltantes. Não os vejo fazendo sua parte.
Embora me policie arduamente e sempre tente fazer a coisa certa o tempo inteiro, sei que em vários momentos acabo fazendo a coisa errada, arranjando as mais variadas justificativas. E isso me coloca no mesmo balde de todos. Ok, não sou perfeito e nunca disse que era.
A diferença é que me policio, tanto a mente quanto atitude e quem convive comigo chega a irritar-se com essa história de fazer a coisa certa, não tirar o cinto, não estacionar em garagens alheias, não beber e dirigir, não fechar negócios que prejudiquem alguma das partes.
Não é à toa que temos praticamente 50 anos de casa. Muitas empresas surgiram e desapareceram nesse período. Muita gente pensa no agora. No lucro a curto prazo. Em vender por vender e não em política ganha-ganha. Não em satisfazer o cliente. Não em relacionamentos duradouros. Tanto isso é fato que quem pensava assim não trabalha mais conosco. Perdemos negócios e dinheiro DIARIAMENTE, mas fazemos a coisa certa. Os valores não são negociáveis.
Você está fazendo sua parte? Está dando exemplos saudáveis aos seus filhos? Está seguindo o caminho correto para poder reclamar dos políticos corruptos?

Pense bem antes de estufar o peito e reclamar dos outros. O famoso telhado de vidro.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 18.07.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br