Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Uma das consequências do fim

Sabe por que muita gente não sabe amar? Não dá certo? Se boicota? Não encontra a pessoa certa?
Por medo! Covardia descarada!
Eu explico como funciona: Primeiro a pessoa conhece alguém que acredita ser a mais especial de todas, e projeta nela todas as suas expectativas e esperanças. Então conforme o tempo vai passando, a projeção vai dando lugar ao que realmente a pessoa é, e na maioria desses casos o que sobra não é suficiente.
Então, a pessoa que sofreu todo esse processo – não a que aplicou – começa a perceber um afastamento de quem havia projetado um monte de coisas baseado unicamente nas próprias expectativas e não sabe o que fazer.
Resultado? Ambos saem desiludidos, machucados e tristes.
Assim dá-se início a um novo processo. A pessoa que se desiludiu começa a exigir demais das próximas “candidatas”. E a que foi abandonada sem nem entender direito, começa a se fechar para evitar novamente se machucar e ser rejeitada.
Nesse ponto começamos a perceber pessoas excessivamente estereotipadas no dia a dia, como gente que escolhe, escolhe e acaba sempre só. São aquelas pessoas que vêem defeito em qualquer “candidato”. As pessoas nunca são boas o suficiente e elas acabam nem tentando, pois uma ou duas características de seu checklist egoísta e absurdo não foram preenchidas. Pura fuga!
E também gente que não quer mais se envolver para não se machucar, que diz não estar pronto para um novo relacionamento, que está “fechado para balanço”, que voltou para o casulo por uns tempos...
Esse tipo, ao contrário do primeiro que deixa passar maravilhosas oportunidades por medo, sequer permite que as oportunidades sejam criadas e o motivo é ofuscantemente claro: Essa pessoa foi machucada tão profundamente em algum momento que acredita ter perdido uma parte sua no último relacionamento. Afinal de contas fora descartada sem saber por quê.
Como sofreu muito e demorou tanto tempo para começar a cicatrizar, agora não quer mais “perder pedaços” sob qualquer argumento.
Assim, essas pessoas desaprendem a amar, e nesse ponto eu pergunto:
Você sabe amar? O que é saber amar?
Eu responderia parafraseando Paralamas: “Saber amar, é saber deixar alguém te amar”. Pois no fim das contas, se você sequer consegue permitir que outra pessoa se aproxime, se não possui dentro de si as ferramentas necessárias para receber outra pessoa em sua vida, se não está preparado para convidar outras pessoas, de coração aberto, para entrarem em sua vida, então você não está preparado para deixar alguém te amar.



Publicado em: A Tribuna Regional no dia 08.03.2014
Corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br