Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mamangava




“Não se trata do quão forte você é e sim do quão forte e capaz você se considera frente as adversidades e desafios”
Li essa frase em um filme que citava muitos escritores, e infelizmente não encontrei o autor, mas a utilizo para iniciar o texto introduzindo um dos assuntos que mais insisto em defender: ATITUDE.
Vi muita gente nessa vida que mesmo sendo fisicamente forte, acovardava-se para uns mais magrinhos. Vi pessoas capazes, competentes e inteligentes que se apequenavam frente a alguma adversidade.
Vi colegas franzinos baterem em grandões fortes, vi garotos desprovidos de beleza conquistando a mais bonita da festa, vi o mais esforçado vencer o mais inteligente, vi a equipe mais capaz sucumbir a mais empenhada e aguerrida, e vi também muita gente boa desistir antes de sequer tentar.
Pessoas que não se consideram capazes de conseguir alguma coisa, às vezes nem tentam, quando em muitos casos era apenas o que precisavam. Quantas vezes me chamaram de sortudo e na verdade apenas o que tive que fazer foi tentar.
Um bom exemplo é a fábula da Mamangava. “Foi estabelecido cientificamente que a mamangava não pode voar. Sua cabeça é grande demais e suas asas pequenas demais para sustentar o corpo. Segundo as leis da aerodinâmica, ela simplesmente não poderia voar. Mas ninguém disse isso à mamangava. E assim ela voa”.
Acreditar em si mesmo, considerar-se forte e capaz, não é apenas um passo qualquer, é o passo mais importante. O primeiro passo! Não há como conquistar algo sem sequer tentar. Sem acreditar-se capaz. Sem visualizar-se conseguindo. Obviamente que nem sempre se consegue o que se deseja, mas certamente nunca se consegue quando não se tenta.
É preciso ter espírito inquieto para angariar conquistas nessa vida e quando penso nisso sempre me lembro de uma das mais ousadas versões de Rádio Blá do Lobão (um dos roqueiros com espírito mais inquieto que conheço) que diz:
“Cercada de KLB, Luan Santana e outras drogas
Quem pensaria que ela só quer F****
Reconheço que ela me deixa de P** D***
Sou louco por ela e não sei o que falar
O que eu quero é que ela quebre a minha rotina
Que fique comigo e deseje me amar”

A letra reflete bem a decepção com as modas contemporâneas, a surpresa do inusitado, o prazer pelo que se gosta, a vontade de conquistar, o desafio de conseguir algo que não se sabe como, a clareza do que se quer e a sinceridade frágil de um sentimento genuíno. Ser consciente de toda essa informação e não fazer algo a respeito, mata. O que justifica a necessidade da ação.
Ter tudo isso claro, entender todos os processos do que é importante e o que lhe move, saber aonde quer chegar, percebendo agora a necessidade de agarrar a felicidade com as próprias mãos, de ir atrás com a gula de um obeso e o desespero de uma criança perdida, praticamente lhe expulsam da zona de conforto fazendo ter ATITUDE.
Afinal de contas, imagem não é nada, ATITUDE é tudo. Enquanto não houver uma imagem clara e consciente de que independente de o resultado real ser o ideal, a maneira como nos enxergamos seja, a montanha já viajou metade do caminho até Maomé.
Agigante-se frente às adversidades. Sempre dá tempo, há como fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, é possível acumular tarefas, sua mente aguenta muito mais do que você imagina. Antes de pensar derrotistamente, mesmo sabendo que é difícil, experimente acreditar ser capaz e compartilhe no final o resultado.
Sei de pessoas que como eu fizeram coisas que nem sabiam ter condições de fazer. Funciona.


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 27.09.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br