Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Camisa de força verbal



Estou revoltado e sinto necessidade de escrever.
Hoje em dia não se pode mais ter opinião. Quando alguém tem, é linchado publicamente, independente se verbal, moral ou fisicamente.
Não se pode mais manifestar o que se pensa. Os valores são relativizados. Se sou heterossexual convicto, não posso manifestar pois serei enquadrado como homofóbico.
Se tenho algum tipo de preconceito (e todos têm) preciso negar e dizer que não tenho sob pena de ser processado.
Ter opinião própria hoje em dia é crime.
Muitas pessoas quando leem meus textos antes de eu publicar perguntam: "Vai mesmo publicar isso?"; "Tem certeza que quer comprar essa briga?". Ou ainda: "Acho que você não deve publicar isso, vai perder clientes".
Prestem atenção nisso gente. Eu não posso ter opinião. Sim, pois, afinal de contas, ter opinião e não poder manifestá-la, amarrando-a com uma camisa de força verbal, é o mesmo que não poder tê-las.
A alegação é de que se eu manifestar publicamente o que penso, certamente divulgarei ideia adversa a de alguns clientes. E segundo uma forte linha de raciocínio, isso os afastará.
Isso é um absurdo. É uma afronta, um ultraje, um estupro moral.
Então quer dizer agora que, se eu penso diferente de você, não podemos fazer negócios?
Então significa que você prefere que eu seja hipócrita e demagogo a saber o que penso de fato?
Então você prefere que eu minta para você ou omita, senão vai fazer negócios com outra pessoa, que possivelmente vai lhe mentir ou omitir?
Sim, porque afinal de contas, a pratica hoje em dia é não falar o que se pensa e quem fala é imediatamente punido.
Quando manifesto algo "polêmico" ou mesmo diferente, muita gente me chama de corajoso, de kamikaze, de irresponsável, louco...
Não é mais permitido pensar fora da caixa. Não podemos ser uma vírgula diferente da maioria e da massa, pois do contrário estamos colocando nosso negócio em risco, estamos sendo preconceituosos e politicamente incorretos.
Se eu escrevesse um texto falando da concorrência certamente não seria publicado pois atrapalharia os negócios de quem o publica. Se falasse mal de alguma religião então, nunca mais esses fieis viriam a mim. Se escrevo sobre política, os defensores desse ou daquele partido ficariam tão ofendidos que não me olhariam mais na cara.
Isso que nem estou considerando a incoerência disso. Aceitar a opinião alheia está fora de cogitação. Argumentar sem ofender ou sem tem um acesso de raiva também não.
Onde está a educação do povo? Onde está o meio termo? Onde está o respeito pela opinião alheia?
E meu direito de falar o que bem entendo onde fica?
A censura impera em todos os canais e com todas as pessoas. Um dos poucos locais onde posso publicar o que bem entendo é em meu blog, e ainda assim não sobre observações "haters" de muita gente.
Aceitar a opinião alheia deveria ser regra social. O "politicamente correto" está matando as opiniões e desencorajando mentes pensantes. Estamos atrofiando nossas ideias e nossas sociedades.
Se inventassem uma máquina de ler pensamentos com punição de prisão para quem pensasse o politicamente incorreto, não sobraria uma pessoa livre.
Por um mundo livre! Pela manifestação livre do livre pensamento!
Pelo fim do politicamente correto!
Quero poder falar o que penso, manifestando minhas ideias sem que ninguém tome como pessoal e me odeie ou se manifeste como se eu houvesse desferido um soco. Quero poder voltar a debater com pessoas que pensam diferente e que me façam enxergar o contraponto, que me façam mudar de opinião, e que para isso eu não precise ser censurado, preso ou mesmo espancado.
Longa vida aos blogs.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 27.02.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br