Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

E o exemplo?


A presidente Dilma em nota oficial desculpou-se por ter permitido que sua netinha andasse no carro sem a cadeirinha. Pediu desculpas informando que a lei é para todos e que é clara, toda criança precisa usar a cadeirinha. Isso é questão de segurança.
Lendo a nota fiquei refletindo e questionando se a afirmação seria sustentável. E a conclusão não foi surpresa alguma: poucos cumprem. O que é criado para a população, é coisa para o povo, as representações deste não precisam se submeter.
Vamos aos exemplos:
Quando o presidente Lula ficou doente, ele foi pro SUS? Utilizou o mesmo sistema de saúde que tanto elogia e que a população tanto reclama? Se o sistema é tão fantástico quanto os políticos pregam, porque eles mesmos não o usam? Deixo plantada a semente, todo político deve usar o sistema público. Garanto que melhoraria.
Outro: polícia, bombeiros e exército não usam cinto de segurança. Estão acima da lei? Eles que deveriam dar o exemplo não o fazem, por que se acham no direito de cobrar a população? Ou eles são invulneráveis e não estão sujeitos a acidentes? Suas vidas não correm o mesmo perigo de todos os humanos normais? E não é justamente pensando na segurança a obrigatoriedade do uso?
Sei que a alegação é a dificuldade em tirar o cinto quando há necessidade de agilidade. Então que desenvolvam algum tipo de treinamento ou cintos especiais.
Por fim: Políticos abusam nos impostos, e na hora de consumirem, trazem coisas de outros países. Afinal de contas, os impostos também são coisas de meros mortais.
Além de não comprarem aqui, beneficiando o mercado externo em detrimento do local, quando podem sonegam impostos de todas as maneiras possíveis.
Os bons costumes antigos de dar o exemplo com as próprias atitudes estão doentes, em estágio terminal, e vivem apenas por meio de algumas pessoas que insistem em perpetuar seus valores.
 
 
 

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 28.12.2013

  Corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br