Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Sem mercado aos domingos!



Santo Ângelo tinha começado a evoluir neste sentido. Estava tudo muito bom e legal com a população indo aos mercados em massa aos domingos, dias em que alguns tinham tempo e todo mundo estava feliz.
Todo mundo mesmo, tanto a população de uma maneira geral, quanto os proprietários e principalmente os funcionários.
Os empregados ganhavam 100% de hora extra. Nenhum era obrigado a trabalhar aos domingos, entrando na escala quem quisesse. Todos queriam. TODOS!
Com essa sandice sem cabimento, por causa de algumas pessoas que não tem noção do que fazem e não pensam na coletividade, preocupando-se apenas com seu umbigo e negócio, um “acordo” foi firmado.
O sindicato patronal escolheu dentre todas as possibilidades possíveis, a mais danosa para a coletividade. Danos coletivos onde no máximo 100 pessoas foram beneficiadas e mais de 60.000 foram prejudicados.
Isso sem contar todas as demissões oriundas do fechamento do domingo.
É de espumar de brabo de tão óbvio que muita gente seria demitida com isso. Mais óbvio ainda é que esses sindicatos ignorantes preferem que as pessoas fiquem sem emprego a deixa-las trabalhar como e quando bem entendem.
Bolas, se o sindicato acha que o empregado deve ficar em casa que nem eles coçando o domingo inteiro, então que possibilite, pergunte, mas não proíba-os de trabalharem.
E a liberdade tão fortemente defendida na constituição?
Então, quer dizer agora que tenho o meu negócio, quero abrir e atender ao público, meus empregados também querem, todo mundo vai ganhar com isso - principalmente o cliente - mas por causa de alguns representantes que claramente não entendem o que seus representados querem, definem de acordo com suas vontades pela mais imbecil e burra das soluções.
Criem escalas! Adequem-se a realidade. O mundo mudou, evoluiu, e as pessoas e o mercado precisam também fazê-lo.
Os mercados grandes fecharam, os pequenos não. Mas a fiscalização não está em cima deles. Curioso os fiscais do ministério do trabalho não fecharem os pequenos. Fechem tudo então. Vamos ouvir a chiadeira e vamos ver se a coisa continua.
Imaginem todos os estabelecimentos fechados aos domingos? Até os pequenos armazéns?!
Lembro-me ainda das empresas de cinema protestando contra o youtube. Que coisa mais pequena, tacanha, medíocre, ridícula. Coisa de quem pensa pequeno e não tem capacidade de conseguir algo por competência, então precisa que os outros também não façam. Se eu não consigo, então tu não pode fazer também!
Ora, mas que diabos! Em que mundo vivemos? Em que era vivemos? Ateando fogo em “bruxas” apenas porque não entendemos que elas cozinham bem ou o que seja?
Sindicalistas ignorantes que pensam pequeno! Nem um pouco preocupados com as demissões ou o extra que essas pessoas ganhavam ou mesmo com a qualidade de vida da coletividade municipal. Mas seus ideais foram atendidos, então está tudo bem.
Vi ainda no face de uma “socialista de Iphone” falando que os coitadinhos precisam ter um dia para descansar com a família. Pois bem, agora terão meses. Estão na rua.
Mas para esse tipo de gente isso não importa. Pois obviamente trabalham em funções que exploram muito bem toda essa manobra assistencialista. Não são eles que precisam de um extra do domingo para conseguir pagar a conta com muito esforço no final do mês.
Para eles sobra salário enquanto para os empregados dos mercados sobra mês.
Se é dada a opção de trabalhar aos finais de semana, se isso não é imposto, se gera uma importante renda extra, se isso faz com que mais de 150 empregos diretos e no mínimo o triplo de indiretos continuem existindo, então por que diabos cancelar?
Capricho, inveja e incompetência da concorrência? Isso é suficiente em algum lugar do mundo, além daqui?

Enquanto a cidade se curvar a atitudes medíocres de humanos medíocres, seremos sempre um povo medíocre.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 14.11.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br