Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Intolerantes



As pessoas estão cada vez mais sendo intolerantes com tudo quanto é tipo de assunto. E de uma maneira assombrosa.
Escrevi uma vez sobre amamentação em público e falaram em me linchar em praça pública. Na época das eleições um amigo me excluiu do facebook e parou de falar comigo. Fiquei sabendo de casos de pessoas que se agrediram fisicamente. Teve um episódio em que um vizinho maltratou um cachorrinho e falaram em torturá-lo com requintes de crueldade e psicopatia.
Esse final de semana alguém postou sobre um acidente que ocorreu na RS com alguns jovens que estavam voltando de uma festa e acarretou em morte.
Ninguém pensa que, independente da atrocidade, da negligencia e da irresponsabilidade de quem praticou, é óbvio que eles não tinham intenção de matar alguém?
É evidente que eu entendo que gerou uma morte e não estou entrando no mérito de se o cara estava certo ou não, – mesmo que eu tenha opinião formada a respeito e já citei em outros textos bem explicitamente qual é. O que quero aqui é chamar a atenção para a sede de vingança de todo mundo.
Uma pessoa postou no facebook que deviam pegar o condutor, deitá-lo no chão e passar com o carro por cima até quebrar todos os seus ossos. Outro, que deveriam pegar seu rosto e esfregar no asfalto até sangrar. Outro, em pendurar pelo saco e tocar fogo. Só eu vejo o absurdo que é isso? Isso é crime! Incitar a violência nesse nível é uma das coisas mais insanas que tenho visto nos últimos tempos.
Ninguém mais acredita na justiça. De tanto verem os representantes roubando e nada acontecer, querem fazer vingança com as próprias mãos. Sim, porque justiça é algo totalmente diferente do que é reivindicado pela massa raivosa.
Hoje em dia se eu falo algo que alguém não concorda, não há diálogo. Os outros já vem com um mandato de execução por fuzilamento, sem direito a... pensar!?
Ninguém pode pensar diferente. Se eu penso, preciso ser apedrejado, fuzilado, esfolado vivo, molestado.
Eu espero, honestamente, que as pessoas não sintam isso lá no fundo. Pois se sentirem, temos uma geração de psicopatas maníacos como nunca antes visto na história da humanidade. Alias... Humanidade?!
Será que realmente essas pessoas se veem atropelando alguém infinitas vezes? Ou esfaqueando? Ou surrando? Ou violentando? Ou torturando? Isso realmente me preocupa.
Ao menos verbalmente voltamos a lei de Talião então, é isso?
É tudo muito sem sentido, sem medida. Uma reação extremamente desproporcional. Onde está a justiça? Onde está o juízo das pessoas? Onde está a fé no sistema? (ok, essa eu peguei pesado, confesso!)
Essas pessoas precisam de terapia urgente, ou parar de falar bobagens descabidas. Precisam aprender a conversar e respeitar a opinião alheia. Ou então, precisam ser indiciadas, pois incitar assassinato, incitar violência e fomentar suicídio até onde sei é crime.
Na verdade, pessoas felizes, de bem com a vida, sem recalque e resolvidas dificilmente se prestam a esse tipo de comentário. Principalmente esses baixos. Sequer pensam em coisas assim. O que significa que o nível intelectual e/ou seus valores estão cada vez piores em nossa sociedade. O que chamam de medíocre, é o topo. Essas pessoas estão abaixo disso, são muito menos que medíocres. São tão fracas, baixas, mesquinhas e vazias que acabam sintonizando com a própria pessoa que estão ofendendo em nível sociocultural.
As pessoas desaprenderam a dialogar. “Existe sempre apenas uma verdade e se não for a minha eu te espanco”.
É muita falta de discernimento, de cultura, de esclarecimento e de educação pra pouco Facebook.
Aprendam a viver em sociedade, Humanos! Existe todo um sistema criado justamente para prover freios e contrapesos aos que não se comportam como deveriam. E segue o baile... Ou como diz sempre o amigo Luciano: “Em Frente!”

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 22.11.2014
Revisado por Cristiano Zucco
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br