Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Reflexo do governo




Eventualmente alguns vídeos, chamados virais, se destacam mais que outros nas redes. Essa semana vi um onde um rapaz, bem vestido, bem nutrido (pançudinho), com fone de ouvido e tatuagens, abordou uma série de pessoas em um Shopping Center e pediu um pedaço da comida delas.
Alegou que estava com fome e pediu um pedaço do que estavam comendo. O resultado foi o mais óbvio, eles não deram.
O processo se repetiu várias vezes e o resultado se manteve inalterado. Depois a equipe que estava filmando foi até um mendigo e perguntou se ele estava com fome. Ele respondeu que sim. Então lhe deram uma caixa cheia de esfihas. Enquanto o mendigo comia, o mesmo cara com fone o abordou perguntando se podia pegar uma esfiha, que ele estava com fome. O mendigo assentiu.
Este gesto do mendigo, que não tinha nada e ainda assim deu de comer a um estranho fez todo mundo achar o máximo e compartilhar aos montes o tal vídeo.
Percebam que isso é reflexo do governo assistencialista. Agora, depois de tantos anos, as pessoas acham que o certo é dar. Se alguém pediu é porque tem fome. Negar é errado. Tem que dar ao pobre playboyzinho que disse estar com fome. Afinal de contas, se você trabalhou e tem dinheiro para compartilhar com quem não trabalha e “precisa” é seu dever fazê-lo. É o certo. Imoral não dar.
Mendigos - quem já viu sabe - quando recebem mais comida do que querem, dão uma ou duas bocadas e abandonam o resto. Não guardam para comer depois ou dizem que não precisam. Colocam fora com o maior desdém. E ainda pessoas manipuladoras de opinião e tendenciosas ousam me dizer que aquele parasita social tem mais moral e valores do que eu?
O cara que não está aí para nada, que não quer trabalhar, não quer tomar banho, não quer responsabilidades, não quer nada de nada (testem oferecer trabalho por comida e verão que digo a verdade) é o certo e eu que corro atrás dos resultados sou o errado?
Percebem que há aqui uma profunda e grave inversão de valores oriunda dessa podridão assistencialista provocada pelo governo PT desde que Lula assumiu a presidência?
Isso é mais do que grave. São duas gerações influenciadas pelo mau exemplo. São valores que se impregnaram no DNA e que não serão corrigidos com facilidade. Se é que um dia serão.
Por que, afinal de contas, eu, que trabalho, estudo, produzo, gero riqueza e faço a máquina econômica girar, TENHO que dar comida a qualquer vagabundo que venha me pedir?
Prefiro infinitamente auxiliar pessoas que queiram fazer algo, que queiram produzir e se ajudar. Prefiro dar o exemplo a crianças, carentes ou não. Prefiro acreditar com esperança que algumas pessoas têm salvação e que meu exemplo pode servir como modelo para algum infante, quem sabe um dia, escolher o caminho do esforço e não o da preguiça.
Uma vez fiz um projeto em Porto Alegre chamado “Semeando Diversão” onde o objetivo era proporcionar um dia de alegria para as crianças de alguma comunidade.
A proposta era diferente do convencional. Normalmente as instituições ou grupos adotam determinada comunidade e sempre levam ou comida ou agasalhos, mas dificilmente levam algum tipo de lazer, conforto emocional, diversão, etc.
Juntamos um grupo que pensava parecido, conseguimos arrecadar fundos com rifas para comprar brinquedinhos, mais algumas doações, ganhamos também umas 3 centenas de cachorros quentes – afinal de contas festa de criança tem que ter – e mais balões e insumos para “tatuagens” e maquiagens na pele.
Demoramos bastante tempo para encontrar uma comunidade onde os próprios membros dissessem que ali valia a pena e que o pessoal ainda tinha chance de enxergar o lado bom das coisas. Então fomos com a esperança de pelo fuzuê e felicidade provocar esperança nas crianças e quem sabe até ser exemplo.
Voltando ao assunto, não demos apenas comida, passamos o dia com eles, convivemos com eles, brincamos, conversamos, entendemos, ensinamos, aprendemos, nos divertimos e semeamos a diversão e a esperança nos corações de alguns, que certamente não esquecerão esse dia tão cedo.
E daí vem algum demagogo hipócrita me dizer que os valores daquele playboyzinho do vídeo são mais corretos? Baseado em que? Em não alimentar parasitas sociais que coagem as pessoas por dinheiro?
Muito cuidado com seus filtros, pois possivelmente você está entrando na onda petista de pensar antes nesse bando de sanguessuga do que em você e na sociedade ideal que gostaria que existisse, ou seja, a que beneficia o mérito.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 19.07.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br