Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pena de Morte



Nossa constituição é clara quando o assunto é a pena de morte e posiciona-se veementemente contra permitindo-a apenas em épocas de guerra declarada.
Ocorre, porém, que essa mesma constituição que é ferrenha defensora da vida, está ultrapassada e precisa de uma atualização urgente.
Basta levar em consideração que se o bem maior é a vida, e que quando negligenciamos ou nos omitimos quanto a uma punição mais severa frente a marginais irrecuperáveis estamos colocando em risco muito mais vidas que apenas a daqueles que declaradamente reincidirão nos mesmos delitos.
Não raro tenho o desprazer de ouvir ou ler alguma notícia falando que determinado criminoso foi preso novamente por, mais uma vez, assassinar outrem. E o pior não é isso. O mais nojento disso tudo é que essa escória fala abertamente que voltará a matar assim que for solto.
É muita incoerência libertar alguém que declaradamente irá novamente matar, alguém que mesmo preso continua cometendo atrocidades nas instituições que deveriam, ao menos em teoria, ressocializar e capacitar essas pessoas para convivência em sociedade.
Eu sei que essas instituições estão muito aquém do que deveriam e que servem mais para ensinar os detidos como ser um marginal mais competente do que em torna-lo um cidadão decente. Esse é um ponto que inegavelmente precisa ser trabalhado.
Mas enquanto isso não ocorre, soltar esses “elementos” que já estão absolutamente perdidos não é uma opção já há muito tempo.
É óbvio que inocentes morrerão devido a justiça falha, morosa, burocrática e burra. Entretanto muitos mais morrem do jeito que está atualmente.
Quero dizer com isso que a pena de morte na verdade além de coibir muitos que pensarão bem antes de praticarem atos nefastos sabendo que não sairão impunes, salvará muito mais vidas do que ceifará.
O raciocínio é o mesmo. Se deixar um assassino solto desencadeia mortes, então mate o assassino antes e impeça-o de cometê-las.
Enquanto nossa justiça não funcionar no sentido de limpar os incorrigíveis do mapa, a sociedade continuará sendo vítima e colecionando baixas, além de pagar – e pagar caro – para manter estes em instituições que ao invés de ajudar, só pioram a situação.
Sou a favor da pena de morte e concordo com a fala do Capitão Nascimento no filme tropa de elite que diz: “Bandido bom é bandido morto!”.
Por uma constituição adequada a atual realidade brasileira.
 
 
Publicado em: A Tribuna Regional no dia 31.08.2013 
Editado/corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br