Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de abril de 2017

Reputação digital II


Tudo que você faz no mundo virtual evidencia ao mundo físico quem você é.
Se age como um idiota multiplicador de ódio e fica sempre condenando e apontando defeitos de todo mundo, invariavelmente, as pessoas que lhe seguem, lhe enxergarão assim.
E não pense que isso passa incólume.
Quando for procurar emprego isso será trazido a tona.
Seus amigos lhe tratarão de acordo com sua personalidade virtual, pois sabemos hoje que ela é o que representa a parte com menos filtro de nossa personalidade.
Postar fotos bebendo, fazendo festa e se "botando fora" denigrem sua imagem enquanto profissional sério.
As pessoas não entendem que determinados compartilhamentos ou mesmo comentários ficam imortalizados na nuvem.
Dá para ter uma boa liberdade com alguns simples limites. Se a publicação é de festa, que seja são e feliz, se divertindo e não bêbado e com cara de quem vomitou, com um copo na mão e outras pessoas de caráter e comportamento questionável.
Isso não é hipocrisia, isso é preservação.
A melhor maneira de se afastar de fofoqueiros e más impressões é nutrindo-os com informação. Basta que ela não lhe seja negativa.
Não ter face não ajuda, principalmente se formos falar em profissão. Quem hoje contrata alguém que sequer faz parte da maior ferramenta de relacionamento interpessoal do mundo?
Homem das cavernas não serve para trabalhar em qualquer empresa contemporânea.
Quanto aos posicionamentos, eles devem existir. É importante que manifestemos nossa opinião e nos posicionemos em relação ao que for. O que precisa ser cuidado é a forma como será feito.
Não se iluda! Pensar que no mundo moderno tudo pode e as convenções sociais mudaram é um grotesco engano.
Com uma outra roupa as mesmas coerções sociais fazem parte do atual cenário.
Hoje em dia as empresas vasculham o face das pessoas antes de contratar e monitoram após. Afinal de contas, qualquer empresa séria não quer ter seu nome atrelado a alguém que é "queimado".
E isso independe de profissão. Se você estiver na iniciativa privada isso é mais explícito, mas mesmo no serviço público você precisa de network e bons relacionamentos.
Mesmo que seja autônomo ou empresário se não souber como manifestar ou não for firme e embasado ao se posicionar será condenado pela opinião pública.
E mesmo que esteja convicto, invariavelmente vão lhe discriminar por pensar. Vão lhe agredir de todas as formas por ter um posicionamento público.
Tanto isso é verdade que hoje muitas pessoas e empresas preferem não se manifestar, afinal de contas ter opinião é algo perigoso nos tempo atuais.
Quem tem está sempre sendo odiado e humilhado por qualquer desocupado de plantão que tem a certeza de ser o senhor do universo e detentor da razão.
Então preste mais atenção ao que publica, aos selfies com decotes, aos amigos que aparecem junto, as roupas e principalmente as manifestações.
Isso tudo vai para uma espécie de caderninho negro do mundo moderno e as pessoas vão marcando e pontuando. E quando você menos espera, isso lhe é cobrado.
E digo isso com experiência pois defender minhas opiniões publicamente tanto em jornal quanto online já me renderam algum hematoma na "paleta".
Não raro fico com o lombo doendo.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 10.12.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br