Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Chegou a copa!

Sou absolutamente contra a copa no Brasil. Considero um absurdo lograr bilhões dos cofres públicos, tirar dinheiro do orçamento que deveria ser direcionado ao povo, para gastar em circo. Ceder território e soberania nacional para uma instituição estrangeira, que não está nem aí para a economia da nação.
Honestamente não acredito que todo esse dinheiro despejado em estádios e em todas as obras voltadas à copa acabaria sendo investido no que realmente é importante para o povo. Não seria destinado à escolas, educação, folha de pagamento dos professores, cursos de capacitação e treinamentos, hospitais descentes, maior controle do serviço público, segurança de qualidade, etc.
Tenho ciência de que essa fortuna acabaria em cuecas e contas bancárias de políticos em paraísos fiscais, em gastos desnecessários do governo como convenções no litoral ou em cidades turísticas, em cargos e mais cargos em comissão, em propinas, em altos salários do poder público, ...
Deveríamos ter nos mobilizado antes, quando o Brasil se candidatou à copa. Aquela era a hora dos protestos, das revoltas, de virar o coxo e a mesa. Se tivéssemos pressionado os políticos no momento correto, talvez, e apenas talvez, tivéssemos evitado essa lástima catastrófica.
Muita gente não entende a profundidade dos reflexos disso. Depois dessa copa, queiram ou não, o Brasil terá uma imagem que será veiculada ao mundo todo. Cabe a nós decidirmos agora se essa imagem será de civilidade ou de anarquistas. Se mostraremos organização e civilidade ou se provaremos ao mundo que somos subdesenvolvidos, com subcultura e subeducação.
Agora que não tem mais volta, que a copa já será aqui mesmo, que o dinheiro já foi gasto e desviado a vontade por todo mundo e mais um pouco, o que nos resta é receber bem os visitantes e mostrar ao mundo como somos bons anfitriões e calorosos com os estrangeiros.
Confesso que não torcerei pela seleção brasileira. Sou fã do Felipão, não tenho coisa alguma contra qualquer jogador convocado, mas entendo que politicamente para o Brasil a melhor coisa que pode acontecer é a seleção perder, e perder feio, rápido e logo!
Assim a massa ignorante que presta mais atenção no circo (futebol) ficará revoltada com os governantes e quem sabe, talvez quem sabe, resolva votar em outro tipo de corrupto que não pense de forma assistencialista.
O Brasil perder a copa fará com que o Zé povo sem instrução se revolte contra o governo e não vejo outra saída para tirarmos esse bando de corruPTos do poder.
Agora é hora de sermos educados,k receber bem as pessoas e dar um fantástico exemplo ao mundo do quão maravilhoso é o povo que vive aqui. Pois brincando com o poema, “as aves que lá gorjeiam, não gorjeiam como aqui”.
Boa copa a todos, má sorte à seleção brasileira, e sejam bem vindos “gringos”!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 07.06.2014
Corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br
 
 PS: e o mau cheiro continua... Estamos de olho apenas aguardando o prazo.