Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Grêmio punido por racismo!






Inadmissível, inaceitável, inacreditável, ultrajante, revoltante, e sei lá eu mais que outros adjetivos utilizarei para definir a decisão do STJD referente ao crime de racismo cometido por meia dúzia de torcedores.
Primeiro que agora abriu um precedente gravíssimo: torcedores de times adversários, certamente, fardar-se-ão com camisas da torcida rival, irão aos estádios e farão a maior anarquia racista só para desclassificarem o time. Esperem, isso irá acontecer com certeza!
Já estou até vendo algum corintiano fardado de santista e indo no meio da torcida deles, ofendendo o goleiro do Corintians só para ver o Santos desqualificado. Líquido e certo.
Outro ponto a mencionar nessa palhaçada toda é o depoimento do goleiro ao final do jogo. Reclamou que o chamaram de preto. Preto nojento. Preto fedido. Reclamou também de o chamarem de macaco.
Vamos pensar um pouco a respeito dessas reclamações. Chamaram ele de preto. E daí? Isso é ofensa desde quando? Até onde me lembro houve uma campanha nacional orientando os negros a responderem que sua cor era preto e não marrom. Se me chamam de branco, eu não me ofendo.
Nojento e fedido, em se tratando de xingamento de futebol, é enfeite e elogio. A torcida xinga coisas muito piores e o pobre coitadinho foi se ofender justamente com o nojento e fedido? Só eu estou vendo intenção de prejudicar um clube aqui?
Então sigamos nesse raciocínio: a torcida gremista é formada por nada menos do que 6,7 milhões de torcedores. Isso significa dizer, necessariamente, que pelo menos 6.699.990 torcedores foram prejudicados e estão sendo punidos pelos atos de... 9 torcedores racistas acéfalos imbecis.
O ato desses ignorantes foi muito além do infeliz, condeno e fomento justiça. Por mim que coloquem esses desqualificados na cadeia (já que racismo é um dos crimes mais “graves” nesse país de vergonha, mais que assassinato ou roubo de dinheiro público), mas que seja punido quem de fato praticou alguma coisa e não todo o restante da torcida e principalmente seu clube. Ora, pensar que agora um retardado qualquer faz alguma coisa e o clube que não tem nada a ver com isso sofre a pena? Quem disse que esses animais eram realmente gremistas?
Nem entro aqui no mérito da ofensa por associar a animal, pois se entrarmos nessa seara, então que seja abolida toda e qualquer analogia. Ele é uma águia. Defendeu como um tigre. Pit bull, etc.
Entendo que chamar um negro de macaco, devido a toda carga cultural que isso traz, ofende. E pensando nisso acho certo que os discriminadores sejam penalizados exemplarmente.
Agora, usar um time de futebol como exemplo? Punir 6,7 MILHÕES de torcedores inocentes? Isso está certo desde quando?
Depois as pessoas não veem relação entre política, futebol e nação. A impunidade na política gerou consequências no futebol, que é o circo e agora está pegando fogo, e serve para ludibriar e iludir a nação. O pão está acabando, o circo está pegando fogo, e o povo, que está acostumado a ver seus representantes políticos fazerem de tudo um muito e nada acontecer, queria sangue. E quem derramou foi o sangue azul tricolor. Sangue nobre.
Não poderia ser diferente, apenas um nobre para servir de exemplo.

“perdoai-vos, não sabem o que fazem” Autor conhecido pelo mundo inteiro.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 06.09.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br