Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Demonização do dinheiro


Quanto você gosta de dinheiro?
Dinheiro não compra saúde, muita gente rica morre e dessa vida não se leva nada.
Dinheiro não compra felicidade, tem muito rico que é triste.
Dinheiro não compra amigos, muitas pessoas com muito dinheiro são extremamente solitárias.
Pobre é humilde, rico é arrogante.
O dinheiro estraga as pessoas.
Dinheiro corrompe.
Dinheiro destrói casamentos.
Rico só arranja mulher bonita pelo dinheiro.
Só eu percebo o absurdo de todas essas crenças limitantes que estão na mente da gente desde criança e que são repetidas de geração em geração?
Desde muito cedo somos doutrinados, orientados, recebemos uma lavagem cerebral profunda sobre como ter vergonha do dinheiro. Sobre não querer ser rico.
Pergunte a uma pessoa que ganha bem quanto ela ganha e veja ela se constranger.
É vergonhoso ganhar bem no Brasil.
Aqui, para começar, não se faz dinheiro, se ganha. Triste verdade sobre nós, um povo sub-educado.
Somos moldados para sermos peões, para não termos dinheiro. Para desejarmos o dinheiro como algo de outro plano, inatingível.
E quando alguém consegue, por ser inatingível, é apedrejado verbalmente pela massa.
Se você gosta de dinheiro, diga! Não há vergonha alguma nisso. Hipócrita, cínico e mentiroso quem ousa afirmar que não gosta.
Claro que dinheiro não compra saúde, ainda, mas compra remédios, paga os melhores médicos e os melhores hospitais e possibilita os melhores exames. Sem dinheiro nada disso ocorre.
Não compra felicidade, mas quero ver você ser feliz sem dinheiro. Sem um tostão furado no bolso, passando fome, frio e necessidades, venha me falar que dinheiro não compra felicidade.
Você pode me dizer que isso é conforto e que conforto não é felicidade. Ok. Mas todas essas ferramentas que lhe fazem feliz, são compradas com dinheiro.
Amigos. Se você nunca pode fazer nada com seus amigos, nem mesmo comer um pão com mortadela por não ter dinheiro, dificilmente os terá. Amigos não são interesseiros, absolutamente, entretanto eles também não são Madre Teresa de Calcutá. Ninguém quer uma provação diária e contínua. Ninguém quer ficar pagando coisas para amigos e ninguém gosta de ouvir nãos toda hora.
Nem todo pobre é humilde ou gente boa e nem todo rico é arrogante. Humildade não é efêmera.
O dinheiro só estraga as pessoas que já tinham seus valores corrompidos e não tinham preparo. De resto dinheiro não muda nada. Então coloque a culpa em si mesmo.
Dinheiro não corrompe, pessoas se corrompem por falta de valores. Isso não tem nada a ver com ter ou não dinheiro, e sim em ter ou não valores.
Quem destrói casamentos são as pessoas. A falta de inteligência emocional, de autocontrole e de autoconhecimento, somados a imaturidade e despreparo fazem com que algumas pessoas subvertam princípios e foquem apenas em benefícios rasos.
Um cara rico que conquista uma mulher bonita, já possui um patrimônio que lhe dá uma segurança maior, isso muda sua postura e atitude, para começar. Como conversa com uma classe de pessoas de nível intelectual diferenciado, acaba tendo mais assuntos e sendo mais atraente e interessante. Tem condições de vestir-se bem e sabe se portar em qualquer situação.
Então ele não pagou para a mulher, ele investiu em si, estudou, fez cursos, se qualificou, aprendeu e agora está colhendo os benefícios de toda essa soma de atitudes.
Eu quero cada vez mais todo sucesso financeiro possível. Se puder, um dia terei a soma do Bill Gates e do Lary Page. Estou me esforçando para isso e não tenho vergonha em dizer que quero sim ser rico e desfrutar em vida e com saúde de tudo isso.

E você, prefere ser podre de rico ou um famigerado?

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 30.04.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br