Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Falta de emprego é mentira!






Não falta emprego, falta gente para trabalhar. E quem disser diferente disso está incorrendo em tentativa de articulação.
Tomemos como exemplo apenas dois segmentos no mercado municipal: os supermercados e a indústria de fundição de ferro. Você sabia que há hoje em torno de 1000 (mil) vagas de emprego abertas sem candidatos para ocupar nessas empresas? Sabia que no ramo de supermercados, assim como no da indústria, contrata-se mesmo sem qualificação, mas as pessoas não se candidatam?
Ninguém acha estranho que continuem falaciosamente reclamando de falta de emprego? É ridículo ver pesquisas falando em desemprego, mas ouvindo os desempregados alegarem que não há.
Ora tenha muita paciência para digerir isso calmamente. Hoje arranjar eletricista é artigo de luxo. Engenheiros têm emprego garantido antes de colarem grau nas faculdades, babá só por contrabando. Procure faxineiras disponíveis e me diga se encontra alguma. De confiança então é mais difícil que ver óvni no céu. Pedreiros, faxineiros, encanadores, peões, pintores, ... Nada disso se acha nesses tempos de PT.
Aliás PT que ironicamente deveria fomentar o trabalho, afinal de contas é o partido dos TRABALHADORES, quando na verdade fomenta o ócio mediante assistencialismo generalizado.
As pessoas não querem mais trabalhar porque ganham tudo de graça, e com isso a mão de obra fica escassa no mercado de trabalho. E elas não querem parar de ganhar o benefício do bolsa isso e bolsa aquilo, o que eu entendo como subsídio-vadiagem.
Qual a consequência disso que muita gente não vê? As novas gerações não são comprometidas. Elas mudam de emprego como mudam de namorado, que é no mesmo ritmo que eu mudo de roupa. Não se apegam a nada nem ninguém.
Com a grande oferta de emprego e a escassez de profissionais, os jovens que estão entrando e tem facilidade em aprender, ficam um pouco em algum lugar, cansam e trocam (mas isso é assunto para outro texto).
Então para todas as pessoas que tal e qual papagaio repetem que há falta de emprego, informo. Atualizem seus discursos! Informem-se! Leiam mais e atentem para a realidade atual que vos cerca. Há falta de pessoas afim de trabalhar, falta de trabalhadores, com ou sem qualificação.
Há gente querendo ganhar muito sem qualificação, que recusa emprego na sua área por achar que merece mais. Há gente que recusa emprego em chão de fábrica ou supermercado por se considerar muita coisa ou achar que esse tipo de emprego é inferior de alguma forma, quando na verdade é tão digno quanto qualquer outro e exige muitas coisas que muito outro emprego não exige.
Há muito vagabundo reclamando de barriga cheia, muito vadio multiplicando lorota no Face, falando que falta emprego, quando o que falta é vontade de trabalhar.
Se a atual política governamental não mudar imediatamente, se o poder não trocar de mãos nessas eleições, a economia nacional entrará em colapso. Mesmo trocando de mãos entraremos em crise e isso é irremediável. São muitos anos dando o peixe e implorando que desaprendessem a pescar. Nunca mais o bolsa família poderá ser retirado. Depois que o povo se acostumou a ganhar mastigado e perdeu os dentes, se der algo que precise mastigar ele não conseguirá comer e passará fome.
Depois das eleições, o caos!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 19.04.2014
Corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br