Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2016

7 motivos para contratar uma administradora




Se você não mora em um condomínio, certamente ou já morou ou já conversou com alguém insatisfeito com o síndico.
Há também os insatisfeitos com os vizinhos. E há ainda os síndicos insatisfeitos com a função e suas agruras.
A reputação da função não existe por acaso. Todo síndico se incomoda e se estressa, e na maior parte dos casos acaba sendo chamado de ladrão ou de prevaricador.
Nesse mar de caos, algumas cidades começaram a oferecer um barco seguro onde todos podem confortavelmente navegar sem pessoalidade e com segurança e transparência.
Muitos motivos reforçam essa indicação e aqui cito, entre tantos, apenas 7.
Primeiro: as administradoras – ao menos as que possuem estrutura adequada – oferecem síndico profissional com experiência em organização e gestão de conflitos. Isso faz com que o condomínio imediatamente pare de sofrer com indisposições pessoais e animosidades particulares.
Segundo: há um setor de manutenção com ampla carteira de prestadores de serviços, dispostos a prover a solução para eventualidades. Isso sem contar com a economia que a manutenção preventiva e permanente gera ao longo e ao final do ano. Passa de 100%.
Terceiro: existência de um setor administrativo. Com uma empresa organizada e um setor dedicado a isso, toda a documentação fica devidamente catalogada, registrada e organizada. Disponível ao cliente e sempre exposta em reuniões e assembleias.

Quarto: apoio de um setor Jurídico. A assessoria jurídica, tanto de lei do inquilinato, quanto cobrança de inadimplentes e até mesmo trabalhista fazem toda a diferença no orçamento de um conjunto. Imagine você contratando empregados diretamente e depois o condomínio tendo que arcar com custas trabalhistas. Ou não tendo condições de abrir conta em banco por não possuir um CNPJ.

Este item também contempla as cobranças judiciais e orientações quanto a melhor forma de efetivamente alcançar o valor devido.
Quinto: Contabilidade interna. Normalmente os condomínios terceirizam a contabilidade para algum escritório. Geralmente, esses escritórios não auxiliam no desenvolvimento de um planejamento financeiro nem orientam o desenvolvimento de determinado projeto de forma a não ficar pesado ao bolso de todos. Uma administradora confiável oferece isso junto no pacote.
Sexto: Parcerias. A escala faz com que a administradora consiga barganhar preço junto aos terceirizados formando parcerias que não só facilitam a vida dos clientes como também barateiam o custo. Você sabia que é obrigatório por lei que todo condomínio tenha seguro contra incêndio? (E que para fazê-lo precisa do CNPJ?) Pois com uma administradora consegue-se um desconto maior junto as seguradoras bem como as empresas de gás, segurança, jardinagem e prestadores de serviços em geral.
Sétimo e último, mas não menos importante: Transparência. Com o síndico do prédio dificilmente consegue-se um nível de transparência que uma administradora proporciona pois há boletos (o que também não são todos os condomínios que conseguem ter ao preço acessível das administradoras) que podem ser acessados via site, documentações, comunicação 24 horas e exposição de contas com recibos de entrada e saída, além da tradicional ata escrita e divulgada mediante canais pré-estabelecidos.

Ok, mas e o que eu tenho a ver com isso?

Estou mostrando que nossa cidade está evoluindo. Hoje já possuímos serviços assim que inclusive incentivam financeiramente quem indica um condomínio e este acaba fechando contrato.
Então você, assim como tantas outras pessoas, que já ouviu alguma reclamação ou sofre com isso já tem a quem procurar.
Isso é uma magnífica solução para os problemas de muita gente, um sinal de evolução, uma boa notícia para a cidade que, além de entregar algo de valor para a população, buscava ainda gerar empregos e riqueza, fazendo o comércio girar e aquecendo o mercado.
Tudo está relacionado.
Não é mais necessário ouvir reclamações calado. Indique para a melhor administradora da cidade. A da imobiliária mais tradicional da cidade.
Acho que você sabe qual ;)

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 23.01.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br