Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A empresa certa



Não são todas as empresas que possuem seus valores definidos em um quadro e visível a todos os clientes e colaboradores. E independente disso, não significa que eles não existam.
Normalmente esses valores são norteados pelos proprietários ou acionistas.
O que muita gente ainda não faz é certificar-se, antes de trabalhar em algum lugar ou mesmo contratar uma empresa por um longo período, de que esses valores refletem também os seus.
Já trabalhei em uma empresa onde a honestidade não era importante, e isso me fazia mal. Eu estava sempre insatisfeito. Via porém que muitos colegas não se importavam com isso e eram plenamente felizes com o que faziam. Então entendi que aquele não era meu lugar.
Quando fui servidor público, ao menos no que eu trabalhava, a eficiência ficava absolutamente abafada. O que valia era politicagem. Também não durei.
Trabalhei para o Terra, fiquei 4 anos, lá a meritocracia era extremamente valorizada, havia comprometimento com o cliente, a simplicidade nos processos era invocada em todas as reuniões. Adorava! Mas tinha colegas que odiavam. Alegavam que a empresa era honesta demais com o cliente e que estes acabavam abusando.
Isso significa que se você está infeliz onde está, as chances de seus valores serem diferentes dos da instituição são grandes. Se está descontente com algum serviço contratado, confira-os.
Em minha empresa, no processo seletivo e mesmo com as parcerias que fechamos, sempre apresento nossos valores, peço que avaliem e reflitam com cautela e que decidam se compartilham.
Entendo que para dar certo é necessário alinhamento, e isso passa necessariamente pelo que é mais importante: os valores.
No nosso caso: simplicidade, honestidade, inquietação, comprometimento e eficiência. Esses valores norteiam tudo que fazemos. Nenhum colaborador tem dúvida quanto a como agir, basta que olhem para o quadro na parede, nossa espinha dorsal, e entenderão a forma correta de agir.
Obviamente, como em qualquer lugar, um ou outro não compactua de determinado valor. Essa pessoa acaba destoando da equipe e recebe uma atenção especial e uma ação de coaching.
Mas por que estou falando isso justamente em época de ano novo? Porque essa é a data que as pessoas costumam refletir sobre a vida, sobre o ano que passou, o que foi conquistado e o que querem para o ano seguinte.
Trago esse assunto à pauta justamente para instiga-los a pensar sobre o local em que trabalham e as empresas com quem mantém negócios. Isso certamente influencia sua satisfação enquanto cliente e profissional e reflete diretamente em sua felicidade.
Opte sempre por dedicar seu tempo a pessoas que tenham o mesmo ideal. “Diga-me com quem andas...”
Fantástico 2015 a todos, repleto de felicidade e realizações!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 02.01.2015
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br