Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Renda fixa Vs Investimento em imóveis


Primeiro precisamos deixar claro que a fase que o Brasil passou no mercado imobiliário acabou e não se repetirá tão cedo.
Os imóveis vinham em uma valorização irreal e atualmente o cenário econômico forçou o congelamento dessa valorização.
Entendido que valorizar os imóveis não acontecerá novamente tão cedo, entremos no mérito do texto.
As análises que faremos aqui serão embasadas em números de imóveis comerciais, entretanto praticamente tudo se aplica aos residenciais.
Atualmente a média de retorno ANUAL, no Brasil, com imóveis comerciais retirados os impostos é 8,5 a 9%.
Uma renda fixa gera um retorno de até 14% ao ano depois dos impostos, logo, analisando assim, não vale a penas investir em imóveis, certo?
É assim que as empresas responsáveis por bolsa de valores e finanças enganam você. Assim que você acaba sendo persuadido a direcionar seu capital a outro investimento.
Só que isso é comparar macarrão com melancia.
A renda fixa tem uma renda alta porque a inflação está alta, ou seja, altamente influenciável pela situação econômica do país que todos sabemos nunca foi segura.
Isso não considera a soma de renda de locações mais valorização a longo prazo. Sendo assim, precisamos comparar longo prazo com longo prazo, e curto prazo com curto prazo, ou seja, melancias com melancias.
Tira a inflação dessa conta de investimento em renda fixa ela cai para menos de 4%. E daí já fica bem menos atrativo que o imóvel.
Em se tratando de imóveis, a longo prazo como 10, 15 ou 20 anos, não há como comparar a vantagem em relação a qualquer outro investimento.
Qual a conta certa? Soma a inflação a longo prazo mais o lucro da renda fixa a longo prazo, ou seja, 6% + 4% dá uma renda de 10%. De onde tirei os 6%? Da economia. O jornal fala quanto é a previsão da inflação no ano e para frente, ou mesmo em sites especializados.
E com os imóveis? Inflação de longo prazo a 6% + 9% já são 15%, o que já começa a ficar um bom negócio com 33% de ganho frente ao da renda fixa.
Mas aí você pode argumentar que não compensa pois em 20 anos você gira com o dinheiro da renda fixa e não faz o mesmo com o dos imóveis.
Primeiramente que imóveis tem o aluguel, depois que pode, assim como na fixa, trabalhar com ele por hipoteca ou garantias. (além de vender a qualquer momento sem perda)
Comparando melhor ainda, pode usar o NTN-B, que é um tipo de título que paga inflação mais um valor % que é chamado de spread.
Comparando então massas com massas, o líquido do spread da NTN-B (que hoje é em torno de 6%) comparados aos percentuais dos imóveis comprova o quão significativa é a vantagem de investir em imóveis.
Ou seja, invista em imóveis que é o melhor e mais seguro negócio do mercado há anos! Você acaba tendo mais de 100% de ganho a longo prazo, liquidez a médio prazo e retorno a curto prazo.
#vemprajaeger
 *fonte de consulta: criandoriqueza.com.br
Publicado em: A Tribuna Regional no dia 05.11.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br