Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Teoria do chocolate


Pense que você possui o melhor chocolate do mundo. Não apenas você o considera assim, é unanimidade, todas as pessoas do planeta concordam que seu chocolate é o melhor. Incomparável!
Então você descobre que esse seu pequeno pedaço, que não possui uma validade muito longa tal qual os demais chocolates, é o último pedaço do mundo.
Imagine a preciosidade que você tem nas mãos.
Instantaneamente um monte de fábricas começam a produzir outros doces para suprir a falta deste tão cobiçado. Inclusive muitas empresas fabricam o tal do “chocolate” hidrogenado, que convenhamos, não deve ser tratado como chocolate.
Então, nesse momento você percebe que aquele seu último e precioso pedaço não vai encher sua barriga, mas que o hidrogenado sim. Este último entretanto, não mata a vontade de comer chocolate, não é saboroso, especial, cheiroso, cremoso, com a textura perfeita, etc.
Em meio a esse impasse você começa a deliberar que talvez valha mais a pena nem comer este pequeno chocolate, afinal de contas não mata a fome...
Pois é, muita gente prefere hoje em dia trocar pedaços de valor inestimável de chocolate por arremedos hidrogenados. Preferem quantidade ruim a qualidade, mesmo que em pouca quantidade.
Prefere o Natu ao Blue Label.
Tem algumas pessoas, cognitivamente deficientes, que por não poderem encher a barriga com o chocolate, jogam-no fora e também não comem o hidrogenado. Rebelam-se contra a vontade de comer doces.
Tem gente ainda que mesmo antes de acabar os chocolates do mundo, na fartura de bons chocolates, quer provar outras marcas.
Certa vez perguntei para uma pessoa o seguinte: “Você tem o melhor chocolate do mundo nas mãos, e pode desfrutar desse incomparável sabor e experiência sempre que quiser, desde que jamais experimente outras marcas. Levando-se em consideração que você já conhece outras marcas e que sabe, assim como todo mundo, que a proposta é do melhor chocolate do mundo. O que você faria?”
A resposta de todos sempre é: “ficaria com o melhor chocolate do mundo, se ele realmente é o melhor e eu sei disso, fico com ele”.
E na pratica, não é o que acontece. Humanos...!!!
Defendo que as pessoas precisam olhar para dentro de si e entender seus valores, estabelecer suas prioridades e entender que em muitas situações estarão se deparando com talvez o último pedaço do melhor chocolate do mundo.
Precisam definir se o valorizam e o tratam com a devida importância e zelo e o comem com todo cerimonial que isso demanda, se simplesmente o engolirão inteiro feito cachorro, ou mesmo se largarão fora, pois um tipo de chocolate só, mesmo que seja o melhor do mundo, não serve. Afinal de contas, para muitos a quantidade se sobrepõe à qualidade.
Chocolates caros e raros não são simples de comprar ou mesmo fáceis de administrar, resta saber de cada um se compensa o investimento.
Cada cabeça uma sentença, o que é certo é que mesmo quem quer só conhecer muitas marcas, sabe que o melhor chocolate do mundo é o melhor chocolate do mundo e que depois dele, todos os outros serão mais ou menos. Também quem só quer encher a pança sabe que o melhor chocolate do mundo é o melhor chocolate do mundo.
E quem enjoa do melhor, jamais se contentará com o pior ou mesmo será feliz com outros doces medíocres. Não a médio/longo prazo.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 12.09.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br