Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Morrer feliz

O que você pensa sobre seu dia e sua vida quando vai dormir todas as noites?
Ao deitar sua cabeça no travesseiro, já pensou no que aconteceria se não acordasse mais?

Que sensação lhe provoca pensar nisso?

Se a angústia e/ou a tristeza tomam conta da sua mente, reveja urgentemente suas atitudes.
Ultimamente nossos dias na imobiliária têm sido extremamente corridos e intensos. Muitos clientes, uma enorme carteira de imóveis, tecnologias disruptivas, mudanças constantes, nova postura, dinamismo, estudo e treinamento exaustivos e, sobretudo, correria e escassez de tempo.
Ao final do dia estamos todos cansados e acabamos dormindo sem refletir sobre a vida.
Aliás, isso costuma ser a regra para quem leva uma vida agitada, embora não seja exclusividade apenas desse grupo já que pouca gente medita, reflete e planeja.
Minha provocação com esse texto é fazer você se questionar, independentemente de ter uma vida agitada ou calma, se está buscando ativamente a felicidade todos os dias.
O que me preocupa na vida é estar seguro de que o melhor que eu poderia ter feito para ser feliz, esteja acontecendo.
O praxe hoje em dia é as pessoas brigarem com opiniões que não importam, preocupadas com coisas que não são suas, falarem em felicidade e não buscarem isso.
Vejo gente defendendo que liberdade é não focar em dinheiro, não focar em trabalho, focar apenas em dinheiro, trabalhar "workaholicamente", fazer o que gosta, etc.
Defendo que não existe uma fórmula mágica. O que precisa ser considerado é como está sua consciência ao final do dia.
Você está feliz com o que faz? É feliz? Se deixasse de existir hoje, morreria feliz?
E nesse ponto é importante salientar que não significa largar tudo para o alto e querer curtir a vida adoidado.
É sim necessário planejamento de vida e visão a longo prazo.
Se não nos desenvolvermos diariamente para sermos uma pessoa melhor, se não buscarmos definir metas a serem atingidas em um espaço pré-definido pensando no que se quer para o futuro, a chance de sermos felizes e realizados ao final de todo singular dia é bem remota.
Estaremos preocupados com as contas, com o bem estar da família e dos filhos, insatisfeitos com a falta de conforto ou mesmo de condições para viajar e conhecer o mundo, esse tipo de coisa.
Dizer que fez tudo que estava ao seu alcance para ser feliz todos os dias, não é fazer apenas o que gosta e sim dedicar todo seu esforço para atingir seus sonhos, sejam eles financeiros, pessoais ou profissionais.
E nesse contexto, quando você deitar ao final de um dia cansativo e pensar rapidamente em tudo que aconteceu, sabendo que deu mais um passo em direção ao seu sonho e que a jornada que o levará a esse destino é a maior geradora de felicidade em sua vida, você certamente sorrirá e dormirá tranquilo e feliz.
Se não acontecer isso, você certamente está dedicando tempo a coisas que não o levarão a realização e felicidade.
Querer viver 50 anos em 5 lhe trará consequências, e uma delas é uma longa espera na fila do SUS e pouco conforto financeiro na longevidade.
Depois que acabar em um asilo barato por não ter feito tudo que podia todos os dias, não reclame de sua família ou de seus amigos.
O que você planta hoje e todo dia, e apenas o que você planta, é o que colherá.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 14.01.2017
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br