Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

As escolas e o Estudo

O maior problema do Brasil é a educação.
Este grave e importante assunto não só vem sendo negligenciado pelos governantes como nos últimos mandatos do PT foi descaradamente desqualificado.
Há uma medição mundial do nível de aprendizado/ensino ou algo do tipo. (Não lembro exatamente agora o nome.) Ocorre que ele era medido pelas reprovações.
O que o governo fez? Determinou que a partir daquela data não se reprovariam mais alunos. Assim nosso índice aumentaria e ficaríamos bem.
Lindo, não?
Agora os alunos, que já não respeitavam muito os professores, passaram a também atrapalhar os que sempre quiseram aprender.
E o reflexo disso? Cada dia mais professores desestimulados e descontentes com o salário e com a profissão. Cada dia mais alunos ofendendo e agredindo os professores.
Cada dia os alunos aprendem menos, e os professores impedidos de os reprovarem.
Em 2015 convidei um aluno do ensino médio para trabalhar comigo, caso ele quisesse alterar seus estudos para noite.
Ele aceitou o desafio, mas não apenas para garantir a oportunidade de trabalho, também porque tinha clareza da falta de qualidade no ensino.
E reforço aqui que sou ferrenho defensor dos estudos e qualificação, tanto formal quanto informal. Entendo e apoio as escolas e os professores.
Ressalto, entretanto, a qualidade.
Esse rapaz acabou concluindo o ensino médio a noite, depois ingressou na universidade.
Honestamente, o ensino médio só nos prepara para o vestibular, e ainda assim olhe lá. Pois na faculdade precisamos reaprender tudo novamente, e dessa vez da maneira correta.
A escola ensina sim, antes que me questionem se não serve para nada.
Serve! Serve como base para muita coisa. Ocorre que nosso ensino anda tão desqualificado, tão atrasado e obtuso, que quando entramos na faculdade muita coisa precisa ser efetivamente aprendido.
E digo mais, a mesma proporção vale entre ensino superior e mercado de trabalho.
Ou seja, o que realmente acaba gerando conhecimento aplicável é o que se aprende na educação continuada e no pós graduação.
Fiz uma enquete com algumas pessoas e perguntei: "do que você aprendeu no ensino médio, o que utilizou na faculdade?"
Resposta unânime: Só português e matemática. Uma pessoa falou em física e outra em conhecimentos gerais.
Pergunta dois: "Do que você aprendeu na faculdade, o que utiliza na vida profissional?" Nesse ponto a resposta foi significativamente melhor. Bastante do que é aprendido na faculdade realmente é utilizado no dia a dia.
Está em pauta uma proposta de remodelagem do ensino fundamental.
Isso precisa acontecer para ontem. Não podemos mais continuar sendo massa de manobra. Ignorantes e analfabetos funcionais. Manipulados por comida para garantir votos. Ensinados por professores desestimulados, mal remunerados, sem reconhecimento e desvalorizados.
Precisamos valorizar nossa educação tanto quando um Japão, país que entrou em colapso por guerras mais de uma vez, e se reergueu alicerçado na educação.
Não há como mudarmos o que quer que seja nesse país onde a corrupção impera sem reformarmos educação fundamental e o ensino médio.
Hoje o que aprendemos serve tão pouco para nossa vida que a maioria das graduações ensina novamente.
Pelo futuro dos nossos netos e quem sabe até filhos, façamos uma reforma profunda.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 08.10.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br