Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Teoria dos Gatos

As pessoas que convivem comigo sabem, e inclusive já comentaram, que, apesar desta teoria ter se espalhado pela internet, é de minha autoria. Mesmo porque a que foi espalhada contém algumas falhas que irei corrigir.

Bom, é sabido de todos que o pão nunca, em hipótese alguma, cai com a manteiga virada para cima. É sabido de todos, também, que o gato, em absolutamente todas as oportunidades, cai em pé. Vamos então considerar estas como as duas novas leis da física moderna, e, sendo assim, nada mais lógico do que confrontá-las em uma experiência e verificar o que ocorre.

Não adianta passar manteiga nas costas de um gato, como algumas pessoas divulgam. Se isto for feito, a única coisa que acontecerá é um gato sujo de manteiga cair em pé. Mas o que queremos saber é o que ocorre se atarmos um pão com manteiga nas costas de um gato.

Sim, para o bem de todos e a felicidade geral do meio científico, eu fiz esse teste e então lancei o gato no ar, e... creiam no que digo, o gato FLUTUOU.

Sim pois as leis da física são rígidas e não aceitam se submeter à gravidadezinhas quaisquer, e no impasse entre qual das duas novas leis prevaleceria, como nenhuma delas queria ceder, o gato não caiu em pé, nem a manteiga virada para baixo, o bicho ficou flutuando.

Quando divulguei essa teoria junto aos meios acadêmicos e científicos, prontamente os ufologistas se manifestaram alegando que eles já sabiam desse resultado, pois contatos com extraterrestres haviam ensinado como as naves alienígenas funcionam, e disseram inclusive que qualquer um pode verificar em uma próxima oportunidade, quando uma nave dessas passar por perto, os pobres dos gatos amarrados com pão com manteiga em baixo delas permitindo seu vôo.

Nota de esclarecimento 1: O pão sempre cai com a manteiga virada para o chão já que o peso desta faz com que o alimento dê meia volta, e como a altura das mesas no mundo todo costuma ser igual, pois é padronizado, cai virado para baixo. Se as mesas fossem mais altas ou mais baixas, isso não ocorreria.

Nota de esclarecimento 2: “O gato sempre cai em pé” está relacionado com o equilíbrio proporcionado pelo rabo. Testes feitos em gatos, por crianças, onde o rabo foi grudado com um fita adesiva nas costas do bicho, fizeram com que o gato andasse agachado. Quando a fita foi colada no peito do gato, ele andou na ponta das unhas. Quando grudada do lado, fez com que ele andasse curvo, como se estivesse bêbado. E azeitona, para a maioria dos gatos tem o mesmo efeito que uma garrafa de vodka para mim. Mas sem o rabo, ele não cai em pé.
Publicado em: A Tribuna Regional no dia 29.03.2013
Editado/corrigido por Thiago Severgnini
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br