Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Gatos pretos



Você já ouviu falar em TED?¹
Ouvindo uma palestra do TEDx Braga de Miguel Gonçalves, falando sobre empreendedorismo (entre outras coisas), fui surpreendido ao perceber que uma das coisas que mais demorava para explicar foi facilmente sintetizada pelo palestrante.
Ele usou o fabuloso exemplo de gatos pretos, que, como foi muito feliz, reproduzo trazendo minha visão do assunto.
Começa citando que a ciência procura gatos pretos em quartos pretos. E aqui podemos definir ciência como a parte racional e lógica. É quando ficamos pensando a respeito das coisas e tentamos encontrar soluções para qualquer tipo de problema. Mas, veja, gatos pretos em quartos pretos são difíceis de encontrar, embora não impossível. Essa dificuldade serve justamente para enfatizar que o problema não é simples de ser resolvido. Afinal de contas, procurar um gato escuro em um ambiente onde não se enxerga nada não é algo que qualquer pessoa se disponha a fazer.
Depois vem a psicologia que procura gatos pretos, em quartos pretos, onde não há gatos pretos. Ou seja, procura coisas onde elas não existem. Tenta criar algum tipo de relação que normalmente a pessoa não sabia que existia e, muitas vezes, necessidades que nem sabia que existiam. Não estou falando mal da psicologia, pelo contrário. Procurar um gato preto, em um quarto preto, onde não há gatos pretos, é sem dúvida uma tarefa para quem tem vocação e persistência. Chega a transformar o tradicional exemplo de agulha no palheiro em algo risível.
Mas o principal de tudo que é o motivador deste texto é PROCURAR GATOS PRETOS, EM QUARTOS PRETOS, ONDE NÃO HÁ GATOS PRETOS, E ENCONTRÁ-LOS!
Veja, procurar um gato preto em uma sala escura já é difícil. Não havendo gatos pretos nessa sala é impossível encontrá-lo, certo? E quando o gato não está lá e se encontra? Milagre?
Não. Isso é gerar oportunidades de negócios. Isso é ser empreendedor! É pensar fora da caixa. É não ficar reclamando das dificuldades.
Qual o grande diferencial dos empresários de sucesso? Além de todos serem meio loucos, eles costumam enxergar oportunidades onde os outros vêem dificuldades. Eles conseguem ver em um mercado onde ninguém vislumbra possibilidade de inovação, alguma alternativa inovadora. Uns chamam de tirar leite de pedra. Outros chamam de tino comercial. Ainda tem gente que chama de sorte. Na verdade essa característica não é tida apenas por empreendedores. Ocorre que normalmente é mais bem remunerada nessa área.
Profissionais do marketing/publicidade, os conhecidos como panfleteiros ou os caras do banner, são excelentes exemplos de quem pensa fora da caixa e costuma encontrar soluções e pensar em ideias onde ninguém mais acredita. Eles fazem crescer uma flor no deserto ou no asfalto, sem semente nem água. Conheci em Santo Ângelo três pessoas que exemplificam bem essa raça. O primeiro e principal foi o meu irmão Ricardo Zucco. Todos que o conheceram sabem o que quero dizer quando falo em potencial criativo sem fins lucrativos e sem responsabilidade. De longe a mente mais criativa que já tive a oportunidade de conviver. Cito também Renato Tobias, da agência T+T, louco. E para finalizar, Jeferson da Buenas, dos três o mais competente em rentabilizar ideias.
Claro que além do marketing e do empreendedorismo existem muitos outros tipos de pessoas e de perfis que conseguem enxergar oportunidades onde teoricamente elas não existem, ou mesmo criá-las e é isso que defendo. Não se dê por vencido frente a qualquer dificuldade que seja. Algum tipo de solução existe, mesmo que tenha que ser inventada.

1 - TED (acrônimo para Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.
O grupo foi fundado em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente influenciada pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade, os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 16.08.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br