Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Passe Livre

Depois de tanta manifestação, agora estão considerando (seriamente) a possibilidade de subsidiarem as passagens de ônibus.Nessas horas eu percebo, endosso e dou razão para alguns cientistas políticos não-sazonais os quais afirmam que a população não sabe direito o que está fazendo, falando e muito menos o que está reclamando.
Passe livre é passagem de ônibus "gratuita". Primeiro, se isso fosse concedido, teria que ser a todos e não apenas um nicho da população.
Mas digamos que aconteça uma desgraça dessas, quem arcaria com esse custo? Sim, pois é disso que se trata, e precisa ser pago com dinheiro. Esse dinheiro precisa sair de algum lugar e certamente não aparecerá magicamente.
Bem, se até aqui alguém não entendeu onde quero chegar, então explicito: Todo esse dinheiro sairá do bolso do povo, ou melhor, de uma parte do povo. A mesma classe média que está protestando contra os impostos, os desvios de verbas, a falta de dinheiro para saúde e educação, etc. 
Tudo da mesma classe que vem carregando todo esse assistencialismo subsidiador e fomentador de vadios nas costas. Certamente as pessoas não pararam para pensar ainda que isso trará um ônus bem salgado. Mas como brasileiro quer sempre saber só da hora de ganhar, com jeitinho brasileiro, sequer pensa nas trágicas consequências financeiras que isso acarretará futuramente.
Minha sugestão é bem mais simples: Liberem mais concessões. Tantas quantas desejarem existir nas cidades, tal e qual é feito com lojas atualmente. Deixem que o próprio mercado encarregue-se de fazer seleção natural.
O próprio comércio de lojas regula o preço e garante a qualidade dos serviços entregues. Não seria diferente com as empresas de transporte coletivo. Se houvessem 50 delas em Porto Alegre e pudessem disputar as mesmas linhas, certamente haveria queda nos preços e acréscimo na qualidade do serviço prestado e da infraestrutura oferecida.
Vivemos em um mundo capitalista, e desde uma geração antes da minha, todos só conhecemos - MESMO - o lado capitalista da coisa. Há muita teoria sobre socialismo - teóricos usando smartphones, jeans, tomando coca e querendo ganhar dinheiro - mas a prática é a que faz parte da nossa realidade e de nosso meio. 
Usemos isso a nosso favor e façamos a concorrência ser saudável ao consumidor, tal e qual é em todos os negócios com Market share justo.
Acho o preço da passagem abusivo sim. Sou a favor de queda nos preços, de menor margem de lucro nas empresas e por isso fomento a livre concorrência. Acho que seria a melhor solução. Até quando o povo vai continuar se iludindo de que o Brasil é uma fonte inesgotável de dinheiro e que é tudo fácil?

O que adianta ser grátis, de péssima qualidade, sem linhas suficientes ou segurança adequada? Precisa sim é ajustar essa bagunça toda.
Devido a uma série de fatores geopolíticos da economia mundial estamos em posição privilegiada atualmente. Mas isso já estava previsto há mais de 10 anos, literalmente. Agora era a hora de aproveitarmos tudo isso, só que a má administração dos governos recentes garantiram que estivéssemos passando por instabilidade, justamente num dos momentos que deveria ser o mais brilhante da história da existência de nossa nação, presente e futura. Mas isso é assunto para outro texto.
Quanto ao passe livre, creio que seja o único no meio desse tumulto todo a ter coragem de dizer: SOU CONTRA O PASSE LIVRE E NÃO QUERO PAGAR MAIS IMPOSTOS PARA MUITA GENTE QUE NÃO PRODUZ FICAR PASSEANDO!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 06.07.2013 
Editado/corrigido por Thiago Severgnini

@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br