Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Empresários



Venho conversando com algumas pessoas a respeito da “classe” de empresários.
Como é frustrante perceber que as pessoas não têm a menor ideia de como é a vida de quem administra uma empresa e empreende.
Aos olhos de quem sequer se presta ao trabalho de um mero exercício mental de raciocínio básico, os empresários são opressores, exploradores, seres malignos os quais utilizam de todo o seu poder financeiro e de toda a sua força coercitiva para sugar até a última gota de suor dos pobres trabalhadores que pagam o sustento do luciférico proprietário.
Na verdade, o que ocorre é o contrário. Quem paga as contas dos colaboradores é o empresário que, mediante o lucro da sua empresa, arranja meios de expandir seu negócio e contratar mais gente. Esse processo faz a roda girar, aquecendo o mercado. Gente empregada, necessariamente, implica mais injeção de dinheiro circulando no mercado, o que faz aquecer a economia e fomentar o consumo.
Experimente viver em uma cidade apenas com servidores públicos, sem empreendedores para ver o que acontece. Consegue imaginar uma cidade sem padarias ou mercados? Essa classe é a responsável pelas evoluções. Uma sociedade sem empresários e sem empreendedores é uma massa estagnada fadada ao fracasso.
Sem empresários não há investimento, e sem investimento não há renovação, nem melhoria, tampouco acréscimo em qualidade e em conforto.
A vida desse povo não é fácil. Quando tenta auxiliar algum colaborador, acaba sendo alvo de algum processo trabalhista. Se não tenta ajudar, arca com um custo de “turn-over” alto.
A maioria recebe um rótulo de pessoa de sorte, ou de alguém que não se esforçou e ganhou tudo dos pais. Quem fala isso não sabe quanto um empresário trabalha. Principalmente os bem sucedidos. Manchas na pele de stress, olheiras, doenças por causa de estafa física, no mínimo 18 horas por dia ininterruptas de trabalho, pesado investimento em cursos de atualização e de capacitação, para depois vir alguém sem o mínimo perfil, a mínima inteligência, a mínima energia, a mínima determinação e mínima competência falar mal do que é feito.
Se acha que está mal feito, então por que não faz melhor? Se é tão fácil, por que não foi lá e fez? Apontar e falar mal é muito simples, entretanto fazer melhor, ou mesmo, fazer, é bem diferente.
O empreendedor é quem faz até o fim, é o que tem coragem de tentar, aquele que erra e não desiste, vê as oportunidades onde outros veem problemas e dificuldades, sabe ler as tendências de mercado, faz com paixão, sonha e faz brilhar.
Enquanto muita gente perde tempo falando mal, descredibilizando a classe que mais alavanca o desenvolvimento, outros tentam fazer a sua parte para tornar a realidade, positivamente, diferente.
Sugiro a quem sempre viu os empresários com maus olhos que pensem antes de apontar defeitos nas próximas vezes. Reflitam e tenham a ínfima capacidade cognitiva para entender que aquela proposta, certamente, trará algum tipo de retorno à população. Chega de falar mal do que está sendo feito, por achar que outra coisa mereceria maior atenção. As prioridades de quem picha e fala mal, certamente, não são as mesmas de quem está fazendo algo para melhorar. Ao invés de boicotar o que está sendo feito – o que não só não ajuda, como atrapalha – colabore, produtivamente, para fazer as coisas acontecerem e seja competente em convencer quem está fazendo algo de que a próxima causa deveria ser a sua ideia.

PS.: Considera - se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (art. 966)
“Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens e serviços.”
“Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.”
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 20.09.2014
Revisado por Cristiano Zucco
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br