Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O tempo não cura!

O tempo cura tudo! Nada como o tempo para acalentar a dor e curar as feridas! Certo?
Será?
Sempre ouvi em variadas situações as pessoas falarem do tempo como se fosse um remédio milagroso. Um bálsamo que cura as intempéries do corpo, da mente e da alma.
Acontece que o tempo é o maior exemplo de democracia que existe no universo. Ele é o mesmo para todos e passa da mesma forma. Todos possuem as mesmas 24 horas no dia. O sol nasce para todos.
Então o que muda?
Atitudes mudam o curso de sua vida! E o fazem de maneira radical.
Fico pensando que se o tempo fosse uma entidade consciente, estaria absolutamente revoltado com toda a população que coloca sobre seus ombros a responsabilidade de fazer algo que elas mesmas deveriam.
Sei que alguns demoram mais para digerir certas intempéries que outros, e isso faz parte da maravilhosa massa viva chamada humanidade. Muitos ficam esperando que o tempo as cure durante... uma vida inteira(!), para no fim morrerem tristes. E o tempo?! Não curou.
Falando não do tempo cronológico, mas do filosófico agora. Citando o exemplo da morte. Algumas pessoas alegam precisar de mais “tempo” para superar algo. Tempo? Esse espaço existente entre o início e o fim do sofrimento, que para alguns pode ser absolutamente intenso e até infinito, é só o período necessário para que as influências de outras pessoas, casualidades, coincidências e tudo mais que faz parte da vida AJAM de forma a arrefecer esse sentimento profundo de vazio. Tanto é verdade que se o tempo realmente curasse, não existiriam pessoas que ficam até o fim da vida em luto, na inércia atormentadora do sofrimento. O “tempo” não entra dentro de você e faz algo mágico acontecer. São ações.
Outros tem um pouco mais de sorte ou competência, e aceitam ajuda ou mesmo resolvem agir para mudar seu estado lânguido de sofrimento e autopiedade.
É consenso que não há como seguirmos sempre em frente no mesmo ritmo, com empolgação e otimismo, mesmo quando coisas realmente ruins acontecem. Mas daí até o ponto de ficarmos esperando que o tempo cure enquanto passivamente assistimos a vida passar perante nossos olhos não é uma opção inteligente.
Quem acredita realmente que o tempo cura, não está considerando todas as pessoas envolvidas na vida de quem está sofrendo.
Esse agir de quem compartilha nossas vidas muda necessariamente o curso de nossos dias, fazendo com que novos resultados sejam apresentados. Esses novos resultados acabam transformando nossos pensamentos e sentimentos e quando isso acontece, pronto! As pessoas dizem que o tempo curou.
Pena não curar cegueira também. O tempo não cura! Se algo precisava ser superado, se alguma página precisava ser virada, algum novo passo tomado, alguma nova decisão enfrentada, isso foi porque alguém teve a atitude de fazer. Mesmo os indolentes precisam ter a atitude de aceitar as ações de outras pessoas. Mesmo para a resiliência a atitude é evocada.
Quantos casos conhecemos de filhos que herdaram as mesmas coisas dos pais, com o mesmo tipo de criação e condições, e um prosperou e outro não? Quantas pessoas saíram do nada e se tornaram exemplos a serem seguidos? Ao passo que outros tinham tudo e acabaram na infelicidade/miséria? Uns souberam usar sábia e produtivamente o tempo, outros o desperdiçaram debilmente.
Enquanto alguns se consideram cansados demais para fazer algo diferente de assistir tv e novela, outros se qualificam, leem, estudam e correm atrás.
Então daqui para frente, lembre-se sempre de que o tempo é igual para todos e que sua atitude é o que define quanto tempo demorará para conseguir algo. E que aguardar que algo suma ou passe com o tempo pode acabar lhe matando... à míngua.
A vida é uma só, é agora e só depende de você. Sua felicidade depende de suas atitudes. Faça por merecer, pare de colocar suas responsabilidades em coisas abstratas e seja feliz!
 
Publicado em: A Tribuna Regional no dia 21.06.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br