Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Brasil, o país das tragédias

Há um cultura nacional de que o Brasil é um país abençoado por Deus. De gente bonita e alegre. De coisas boas. De alegrias e otimismo.
O Brasil é o país do jeitinho, isso sim. Da malandragem. Da corrupção.
A corrupção em nossa nação é endêmica e já mencionei isso inúmeras vezes.
Mais de 99% da população é corrupta em algum nível. Quando aparece um Sergio Moro da vida dando o exemplo de conduta correta, todo mundo o trata como herói. E com razão, ele realmente é diferenciado.
Falando sobre as tragédias, pense na Chapecoense. Um piloto que para não ter que pagar multa, gastar em combustível, ter custos extras de abastecimento, faz um avião cair matando quase toda a tripulação é um exemplo do quanto nossa conduta e comportamento refletem em nosso dia a dia.
Se o piloto fosse uma pessoa honesta e fizesse a coisa certa, ele jamais teria caído. Estaria com manutenção em dia, teria a reserva correta de combustível, etc.
Vamos para outra, a da Kiss.
Muda algo da tragédia da Chapecoense? Mais pessoas morreram. Carbonizadas, agonizando.
Uma tragédia cinco vezes pior. Histórica para o mundo. E por quê?
De novo o jeitinho. A tal corrupção. A falta de honestidade. Ou você acredita realmente que teria acontecido o que aconteceu se o proprietário do estabelecimento estivesse cumprindo rigorosamente com todas as exigências?
Aí você pode argumentar que as cobranças no Brasil são absurdas e que não há como cumprir tudo o tempo todo e manter rentabilidade em uma empresa.
Concordo, mas aí voltamos novamente a corrupção e ao jeitinho. Isso tudo acontece porque os políticos são corruptos e só querem saber de arrancar dinheiro do cidadão em impostos ou em favorecimentos legais de liberações de alvarás e afins.
O caso Mariana. Esse talvez tenha sido o maior exemplo de negligência, imprudência e irresponsabilidade já ocorrido no mundo.
Todo mundo sabia que isso iria dar problema, mas ninguém resolveu. Todo mundo sempre concedendo por dinheiro, dando o jeitinho, agindo sem honestidade. O que aconteceu? Caiu a casa. Na verdade caiu tudo.
Outro exemplo, falando em cair tudo, são os deslizamentos no Rio de Janeiro. O povo se apropria de terras que não são suas, em locais não autorizados, dão um jeitinho de colocar a casa onde não deveriam, e quando chove desliza e morre todo mundo e perdem tudo.
Jeitinho. Desonestidade. Mau caratismo. Essa é a cara do Brasileiro.
Mortes por latrocínio acontecem aqui em maior quantidade do que nos atentados com homens bomba no mundo.
A violência no Brasil mata mais que as guerras pelo mundo. Claro, é mais fácil roubar que trabalhar. E não acontece nada se eu matar.
O jeitinho. Roubar. Tomar de outro. Tirar vantagem. E se me prenderem? Tudo bem, a polícia é corrupta. Os carcereiros na cadeia também são. A justiça também é. É uma bola de neve nefasta e nojenta.
Esse bandido, SE for preso, estará tranquilo. Será solto bem rápido.
Há infinitos esquemas de jeitinhos, facilitações, desonestidade, corrupções em tudo.
Na polícia, nos bombeiros, no executivo, no legislativo, no judiciário, em tudo que é lugar. E ainda tem gente que na maior cara de pau tem a audácia de me dizer que o Brasil é o país do futuro, e que é bom morar aqui. Que as pessoas aqui são calorosas e hospitaleiras.
O Brasil é um caos e a tendência é cada vez mais piorar principalmente levando-se em conta a condução de nossos representantes, que, diga-se de passagem, nos representam tal e qual. Nesse ponto o sistema funciona.
Se as pessoas fizessem a parte delas, nada disso aconteceria.
Se houvesse honestidade, não haveria catástrofes como as que viemos presenciando diariamente.
Mas ninguém está disposto a abrir mão de suas vantagens, benefícios e jeitinhos para fazer o que é certo.
Publicado em: A Tribuna Regional no dia 17.12.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br