Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Teoria dos Tomates


 Tenho uma teoria sobre como as pessoas se comportam quando encerram um relacionamento.
Como já citei várias vezes, adoro prestar atenção nas pessoas, mania provavelmente de criança que ainda não abandonei. Sabe quando alguém passa e a criaturinha filha olhando descaradamente, sem nem disfarçar? Pois é, assim sou eu no dia a dia, depois de adulto.
Venho reparando já há algum tempo como as pessoas escolhem tomates no supermercado, ou em qualquer estabelecimento que os venda, e percebi que muitos ao identificarem um estragado ou em ponto de maturação diferente do desejado, colocam-no delicadamente em algum canto e continuam a procurar algum de seu agrado.
Já outras pessoas quando identificam algum que não se enquadra no seu critério, jogam-no para um canto não se importando se ele vai bater, machucar, estragar ou de que forma vai ficar para a próxima pessoa que vier eventualmente comprá-lo e consumi-lo.
Essa postura de descaso com o tomate - e uso esse exemplo, pois é um dos mais frágeis se comparado a laranjas ou afins - é a mesma postura aplicada pela pessoa na vida. Os humanos são lineares em seu comportamento. Se quando não quero um tomate, jogo-o fora de maneira descuidada ou mesmo negligente e desrespeitosamente, certamente o farei com as pessoas que eu descartar de minha vida, com empregos que eu sair, com tudo que eu trocar, até com roupas.

A maneira como trato um simples legume denuncia minha postura perante outras pessoas. É obviamente evidente que se eu não cuido de um tomate quando o jogo para um canto é porque eu não estou preocupado com o próximo consumidor. Seguindo esse raciocínio, quando eu acabar um namoro, atirarei o "produto" que não quero mais em um canto sem me preocupar com o "outro consumidor", mesmo que esse seja a sociedade.
Então tenho como entender o comportamento de uma pessoa e o respeito que ela tem pelos outros apenas visualizando-a escolher tomates.
Afirmo com propriedade, pois tive a coragem e a cara de pau de perguntar para muitas pessoas quando as analisava como elas se comportavam quando acabavam um relacionamento, independente se conhecidas ou não, e algumas me olhavam como se eu fosse um ET.
Experimentem, façam o teste, autoavaliem-se enquanto escolhem tomates e sejam honestos com a resposta quando se perguntarem como agem com as pessoas. Não falha.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 30.06.2012
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa
Escrito por:  @rjzucco