Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Uber




Você ouviu falar “nesse tal” de Uber?
“O Uber é um aplicativo que liga pessoas à motoristas profissionais para fazer corridas de carro. É semelhante aos táxis, mas oferece conforto e facilidades que têm agradado muitos clientes.”
Então agora os taxistas estão protestando revoltados com o software que está, segundo eles, roubando seus clientes e prejudicando seu mercado.
Façamos então um pequeno exercício reflexivo: Todo mundo reclama nos grandes centros (e as vezes até no interior) da escassez de táxis. Então o mercado desenvolve uma forma de suprir uma carência e alguns se acham no direito de proibir a livre concorrência.
Os taxistas alegam ser injusto pois eles precisam pagar uma licença cara, precisam de alvará e são submetidos a constantes fiscalizações.
Essas licenças não são mais disponibilizadas pela maioria das prefeituras faz anos então o próprio mercado arranjou uma forma de se adequar oferecendo alternativas à falta desse tipo de transporte.
A aquisição de carro para finalidade de transporte (táxi) tem um desconto considerável, além de utilizarem GLP que barateia significativamente o valor do KM rodado.
Ninguém proibiu os taxistas de utilizarem o Uber. Se estão descontentes e achando caro e injusto, vendam sua licença e seu veículo e adquiram outro dentro dos moldes requisitados pelo aplicativo.
Para se cadastrar e poder oferecer o serviço é necessário seguir algumas normas.
“Os modelos dos carros: os carros dos motoristas profissionais cadastrados tem pré-requisitos para se filiarem ao aplicativo. É preciso que o carro seja novo e em excelentes condições, modelo mínimo 2009 – sendo que a maioria dos usados no Brasil são de 2012 a 2015 – ter ar condicionado ligado (item obrigatório), e ter água mineral disponível a vontade para o passageiro. Os utilizadores do Uber Black tem à disposição modelos mais sofisticados como o Toyota Corolla, Honda City e Ford Fusion, com banco de couro.
Os motoristas: Para trabalhar para o Uber, os motoristas precisam ter carteira de motorista profissional e seguros pessoal, para o carro e passageiros. Os selecionados passam por um treinamento curto sobre o padrão de atendimento, onde são orientados a serem o mais educado possível, abrir a porta para que o passageiro entre e saia do veículo. O motorista coloca a música que você desejar e oferece água. Tratamento especial para o usuário do aplicativo é pré-requisito.”
Você vê isso em táxis? Eu não!
Então vejo essa iniciativa dos taxistas como todas as outras porcas iniciativas e movimentos obtusos que visam refrear a evolução das relações comerciais, querendo judicialmente ancorar caminhos que invariavelmente vieram para ficar, transformando o atual cenário da economia e de como as relações são feitas.
Imagina se cada inovação revolucionária fosse vista assim, e aqui cito o exemplos do Netflix, youtube, napster, torrent, superplayer e spotify. Em todos houve resistência, e todos vieram para ficar, revolucionaram e hoje muita gente não vive sem.
Reforço o que sempre digo: as pessoas precisam se qualificar e se adaptar as mudanças do mundo. Se o público comprou a ideia, então precisa ser visto como oportunidade de negócios e não como algo a ser boicotado e extirpado.

Em apoio ao Uber!


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 01.08.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br