Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Tendência ao ostracismo

Nosso corpo tende ao ostracismo e normalmente não sabemos.
Você certamente já viu alguém e pensou, puxa como essa pessoa se boicota. Poderia fazer tanta coisa, conseguir sucesso e resultado, mas nunca consegue, quando quase chega lá acaba desistindo ou algo do tipo.
Um bom exemplo é a vontade que nos dá de comer coisas calóricas no inverno. Quando sentimos frio nosso cérebro entende que o corpo precisará trabalhar mais e queimar mais gordura para produzir calor e com isso precisará de mais reservas, então acaba emitindo um “sinal” ao cérebro, e a vontade de comer “engordantes” aumenta, ou seja, mais calorias com menos comida.[Z.1] 
Quem nunca sentiu sono quando tinha que estudar para alguma prova difícil? Quem não arranjou alguma desculpa mental para não ter que se esforçar aprendendo algo que definitivamente não gosta?
Vestibulando sente muito sono quando precisa estudar as matérias que não gosta. Estudante protela conteúdos que não gosta.
Isso é o cérebro trabalhando “contra”.
Nosso cérebro quer economizar a maior quantidade de energia possível. Ele funciona de forma a produzir mais com menos.
Entende que cansará muito mais e gastará muito mais energia para aprender algo que não quer, então tenta evitar o esforço.
Gastar menos energia possível para manter o corpo vivo. E ponto final, essa é sua lógica.
Isso explica porque tanta gente desiste antes sequer de tentar. Explica porque muita gente se entrega ao derrotismo.
Faz também com que entendamos porque sempre preferimos o caminho mais curto, o jeitinho, o lado mais fácil de chegar.
As pessoas negligenciam a maravilhosa capacidade que essa estupenda máquina chamada cérebro possui.
Ele calcula uma infinidade de variáveis e faz incontáveis cálculos avaliando qual a maneira mais “preguiçosa” de se atingir o resultado mais fácil.
Isso não é justificativa para corrupção e comportamentos tortos ou preguiçosos, mas que explica muita coisa, explica.
Nada disso é achismo ou suposição. Isso se chama neurociência e há uma quantidade cada vez maior de estudos comprovando esses e outros fatos.
Ok, mas e qual a moral de tudo isso? Qual o ponto do texto?
A moral é que se você quer ser melhor, quer ganhar mais, quer ser promovido, atingir o sucesso, deverá lutar principalmente contra si mesmo. Seu cérebro luta a favor do ostracismo.
Para sair da linha da mediocridade, precisará se esforçar muito. Ir contra a opinião de todos, ir contra o boicote de seu cérebro e ir contra um bando de gente que tenta te puxar para baixo. E acredite, isso é absolutamente possível.
Prova? Veja todas as pessoas de sucesso no mundo. Nenhuma delas ganhou do céu. Nenhuma! Todas fazem aquele algo mais, se esforçam um pouco mais, dormem menos, se preocupam, se dedicam, estudam, erram e não desistem, teimam e... perseveram!
Persevere! Faça aquele algo mais e realize seus sonhos. Nada vem de graça e todo esforço é recompensado.
Ninguém conquista grandes objetivos sem esforço ou com preguiça. Faça o seu melhor e não ouça as súplicas de seu cérebro tentando lhe convencer a não se esforçar.

Significado de Neurociência
s.f. Estudo do sistema nervoso, da organização cerebral, da anatomia e da fisiologia do cérebro e sua relação com as demais áreas do conhecimento que tratam do comportamento, dos processos de aprendizagem e da cognição humana.


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 24.10.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br