Pesquisar este blog

sábado, 19 de abril de 2014

Falar é fácil, fazer é que complica!

 
Falar é fácil, fazer é que complica!
As pessoas estão assustadoramente imbuídas no espírito da chacota pública e da opinião corrosiva. Suas opiniões DEVEM prevalecer sobre a dos outros, sob pena de exclusão de perfil. Sua ideia é única e soberana, não permitindo espaço para nada além de aceitações.
E isso nem é o pior. Vejo todas essas pessoas e até as que não participam de redes sociais seguir a onda de falar mal. Falam do Brasil, da política, da saúde, de futebol, da copa, do presidente, dos vizinhos, da sociedade, de Deus e o mundo.
Falar é fácil, ver os defeitos é simples. E ser positivo? E ver o lado bom inclusive na desgraça? E pensar sempre em ajudar e fazer coisas boas ao invés de apenas colocar para baixo e ripar? Sobretudo, e quanto a fazer sua parte?
Será mesmo que você não se enquadra na parte ruim dessa estatística? Certamente já fez manifestação de algum tipo quanto a política, que é o exemplo mais clássico. Todos falam da roubalheira e da corrupção.
Então vamos lá. Você fala mal dos que roubam e são corruptos. Lembrando que corrupto é aquele que se corrompe, ou corrompe seus valores para conseguir algo que queira. Você por acaso usa o cinto de segurança? Sempre? Mesmo quando senta no banco de traz para ir “daqui ali”? Mas sabe que está na lei e que é o certo. Sabe e não faz!
Quando bebe, não dirige? Usa sempre cadeirinhas com crianças no carro? Nunca escora o braço para fora enquanto dirige? Respeita o limite de velocidade? Se não pratica tudo isso e sabe que está na lei e que não praticar está errado, como pode falar mal de outras pessoas que fazem coisas erradas? Quem disse que o erro delas é menor que o seu? Quem disse que o seu pode ser relevado e o delas não? Que moral você tem para julgar outra pessoa se sua conduta não é irrepreensível?
Você sempre devolve o troco quando lhe pagam errado para mais?Assume todos os erros que comete prontamente sem antes tentar se justificar e colocar a culpa em alguém? Perde um cliente por dia para a concorrência por fazer a coisa certa?
Eu sinto na pele diariamente quando possíveis clientes migram para a concorrência que dá o jeitinho, alivia na documentação e abre exceções apenas para conseguir mais um cliente. Mesmo que isso fira os valores do ramo e prejudique a outra parte destes (proprietários) a longo prazo.
Falar mal da concorrência, do governo, do Brasil é bem fácil, basta repetir as coisas ruins que um ou outro diz. Que tal começarmos nos policiar e fazer sempre o certo? Chamam-me de Caxias. Falam que sou inseguro e dirijo mal por fazer sempre o certo e tomar cuidado, será mesmo que estou errado? Que tal antes de explicarmos algo, assumirmos que estamos errados? Ouvir, aprender e tentar sempre melhorar? Não colocar a culpa em outra pessoa mesmo que ela tenha alguma?
Precisamos fazer a nossa parte, olhar para nosso umbigo e cuidar do nosso rabo. Essa febre de fofoquinha e de ficar falando mal não acrescenta em nada. Quer apontar o dedo para alguém? Aponte para si mesmo. O Brasil está ruim? Melhore-o, começando por suas atitudes. Não crie um mundo melhor para seus filhos nem filhos melhores para o futuro, comece praticando melhorias pessoais que necessariamente refletirão em todo o mundo.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 01.03.2014
  Corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br