Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Natal Missioneiro

Tenho uma visão muito particular do natal e devo isto a minha cidade natal, Santo Ângelo. Para muitos essa data traz tristeza, por lembrar algum ente querido que partiu o qual era muito querido. À outros, traz felicidade pela reunião familiar; às crianças pelos presentes; alguns pelas bebedeiras e festividades; e ainda, muitos por motivos religiosos, que precisamos lembrar, é o motivo original da data.
Gosto do natal na capital missioneira, pois só ali algumas coisas acontecem.
Campanhas comunitárias e gestos de solidariedade por parte de clubes como Rotary e Lions se intensificam, famílias e pessoas preocupam-se em colaborar com instituições, que em especial nessa data por ser comemorativa e ter um forte apelo junto às crianças, precisa de uma atenção intensificada. Instituições voltadas para crianças carentes recebem brinquedos, doces, roupas, eletrodomésticos e calor humano, com companhia e brincadeiras.
Não conheço outra cidade dentre as tantas que passei que tenha a mesma quantidade de árvores Ligustre. Quem não é nativo, sofre muito com a alergia provocada pelas mesmas. Quem é, ou não tem alergia ou sofre bem menos. Mas eu gosto dessa árvore em questão, pois ela floresce em dezembro e o perfume abraça envolventemente o município.
O cheiro é maravilhoso, e acumula-se nas camadas de minhas memórias. Então, a cada novo natal, quando o perfume invade meu olfato, minha memória teleporta-se para todos os bons momentos natalinos vividos, fazendo minhas células cerebrais produzirem endorfina por atacado, relembrando cenas, pessoas, emoções e situações.
De acordo com a revista americana "The Scientist", o olfato é o mais direto dos nossos sentidos, seu efeito é imediato e não existe falta de memória em relação aos odores. A memória olfativa reconhece o cheiro e imediatamente comunica ao corpo o seu significado resgatando as emoções que foram associadas a ele no passado e que geraram a memória. Nela armazenamos as informações passadas pelos mais de 10 mil diferentes cheiros.
Além do cheiro há também o efeito do pólen, que ouriça os sentidos, aumenta a libido, desencadeia reações químicas no nosso organismo, atiça os adolescentes; a temperatura, poucas roupas, noites agradáveis; pessoas nas ruas até mais tarde. Sorvetes, passeios... Embora muitos não percebam, o pólen altera o humor, a disposição física e a produção e liberação de hormônios. É como se os humanos entrassem no cio através dessa substância estimulante.
O comércio fica aberto à noite e muitas pessoas saem para passear e aproveitar a brisa noturna, usufruindo dos mesmos prazeres que notívagos inveterados como eu se deleitam em noites de verão. Todos respirando o perfume maravilhoso emanado principalmente pelas árvores, mas também pelas pessoas. As lojas possuem vários "papais noéis" que entregam balas para as criancinhas, outras colocam caixas de som com musicas natalinas. As cigarras entram no clima e catarolam para toda a cidade, em um cadenciado ritmo romântico. Os moradores e a prefeitura enfeitam as casas, as árvores e as ruas com muitas luzes e coloridos.  alegria desfralda companheirismo no ar. Há trenzinho de papai noel levando as crianças para passear pelo centro. Isso faz da minha Santo Ângelo uma cidade especial no natal.
Mesmo não sendo uma cidade turística e estando eras longe de chegar sequer perto disso, como Gramado por exemplo, eu que sou daqui, gosto. Quem é de fora, talvez nem perceba.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 24.12.2011
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa e Ana Leticia Silva
Escrito por:  @rjzucco