Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Engajamento

Certo dia um colaborador veio falar comigo sobre outro setor que estava com muitas reclamações.
Disse, indignadamente, que havia muita coisa errada, que os clientes estavam insatisfeitos, que nada do que estava sendo feito estava certo.
Esse tipo de descontentamento e desconforto do colaborador não tem preço. Isso é gente engajada que sabe o que quer. Alinhada com a empresa.
Algumas pessoas conseguem de fato absorver a filosofia da empresa, incorporar o DNA e vestir a camisa.
Ocorre que nem todos tem o conhecimento necessário ou mesmo a experiência para entender os desdobramentos.
É muito fácil julgar e colocar a culpa em outras pessoas ou no que quer que seja. Difícil é assumir a responsabilidade dos erros e arrumar.
Errar faz parte. É inerente ao processo evolutivo sobretudo em uma empresa que está sempre buscando encantar e se permitindo experimentar.
O que não pode ocorrer é a negação dos erros ou mesmo negligenciá-los evitando corrigi-los.
Enquanto de um lado tem a razão do colaborador que não gosta de ver sua empresa errando e ajustando os processos e não sendo impecavelmente perfeita como gostaria, de outro tem a empresa viva em um processo diferenciado do mercado ouvindo não só os clientes como os colaboradores e aceitando as críticas e sugestões e reconhecendo seus erros. Buscando incansavelmente ajustar o que for preciso para encantar ambas as partes.
Acreditar em uma filosofia não é fácil nem simples. A maioria das pessoas está apenas orientada a processos operacionais. Resultados pequenos e objetivos.
Pouca gente avalia conceito e filosofia, e essa é a parte mais cara e importante de um negócio.
Quando uma empresa com 67 anos de casa assume determinado desafio, ela não faz apenas pelo resultado objetivo que qualquer empresa com dois ou 3 sócios ou mesmo com alguns poucos anos faz.
Ela leva junto credibilidade. Traz agregado o valor da experiência, com todos os erros que já foram cometidos em outras áreas dentro da mesma lei em muitos anos e sabe exatamente o que já aconteceu de errado.
Leva o respaldo da experiência com inúmeras discussões judiciais junto a inadimplentes.
A filosofia da empresa frente a gestão, ao mercado, aos colaboradores e aos clientes.
A segurança de ter sobrevivido a tantas crises, tantas gerações, sucessões e, principalmente, tantos desafios.
Quando alguém toma uma empresa só por algo bom, ou só por algo ruim, está desconsiderando todo um contexto, todo um nome e uma experiência. Toda uma filosofia de trabalho.
Honestidade não se acha em qualquer esquina e nenhuma empresa fica tanto tempo no mercado fazendo a coisa errada e sendo desonesta.
Ter colaboradores que vestem a camisa e que quando algo errado acontece dá seu sangue para corrigir e converter os clientes, é, antes de qualquer coisa, mágico.
Quando você ver algo de errado acontecendo e um colaborador esforçado dando seu melhor e kamikazmente tentando contornar e resolver a situação, tenha certeza, ele sabe do que é ruim e sabe que pode ser refeito. E mais, vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para transformar a percepção de uma massa irritada.
Não vai simplesmente se justificar ou aceitar.
Vai se inconformar e brigar com o dono se for preciso para que seja ajustado.
Se você já viu alguém ser "apedrejado" e continuar acreditando, tenha certeza, essa pessoa sabe que pode ser feito melhor e diferente e fará acontecer.
Se você é engajado onde trabalha, certamente sentirá isso. Não aceitará vibrar só quando está tudo bem e certo.
Acredite, trabalhar em um lugar assim, não tem preço.
E não é ser cego. Não significa que não vá enxergar as coisas ruins. Significa acreditar e se agigantar, mostrando que se a empresa é diferenciada, não é apenas pelo nome, e sim porque pessoas a tornam assim.
Pessoas engajadas.
Ame seu trabalho e você nunca mais trabalhará.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 22.10.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br