Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Empolgação


Sou um empolgado inveterado. Entusiasta incurável.
Quando faço algum tipo de curso ou treinamento em conjunto com algum colaborador, os colegas sempre lhes perguntam: ele é sempre assim?
Normalmente as pessoas me perguntam: tá mas e aí? Não cansa nunca?
É bem verdade que dificilmente canso. Também é verdade que ser “pilhado” desse jeito tem pontos positivos e negativos.
Os positivos são que contagio muita gente, sobretudo meus colaboradores além de amigos e conhecidos ou, eventualmente, colegas de aula.
Os negativos são que não raro as pessoas ficam tensas, ansiosas, angustiadas e cansadas.
A grande vantagem é que quando colocamos em uma balança toda essa energia positiva e otimismo percebemos todos os resultados que isso proporciona nos negócios, no ambiente de trabalho e na vida de uma maneira geral, no dia a dia.
Um exemplo bem interessante disso aconteceu em uma reunião do Qcomércio onde comentava com a instrutora e alguns colegas sobre o quanto tudo está fervilhando na Jaeger. Falei das técnicas e ferramentas que estamos aplicando.
Falei em PDCA, 5w2h, SMART, Canvas, SCRUM, Design Thinking, Planejamento Estratégico, MVVE, Gestão de Serviços, Matriz GUT e SWOT, Descrição de Cargos, Avaliação de Desempenho, Feedback, Brainstorm, Mapeamento de Processos, CRM, ERP, ufa...
Informei também como estamos conduzindo tudo ao mesmo tempo e de que forma isso vem refletindo em nosso ambiente de trabalho, e como o cliente vem sentindo o resultado.
Normalmente as pessoas costumam se assustar com a quantidade de projetos tocados paralelamente, depois surpreendem-se em perceber isso em uma empresa tão “pequena”, afinal de contas isso são práticas de grandes empresas.
O grande ponto chave de toda essa loucura é conseguir perceber nessa selvageria de informações e falta de tempo desse poluído mundo pós moderno o quanto nossa postura frente às outras pessoas, e ao que quer que seja, refletem em nosso sucesso particular e profissional.
Muita gente passa a maior parte do dia reclamando, julgando, condenando e criticando. Com isso estão colhendo maus resultados.
Já tem outras pessoas que por estarem sempre de bem com a vida, chegam a inclusive afirmar que “parece que tudo dá certo e que as portas se abrem sem fazer nada”.
Avalie rapidamente, pense com cautela. Em qual dos dois times você está? Em qual gostaria de estar?
Nesse dia recebi um convite para palestrar em Santa Rosa para alguns empresários novos, os quais carecem de bons exemplos de empolgação, ânimo e resultado prático aplicado aos negócios.
Mais uma oportunidade. Mais uma porta que se abre. Mais uma semente que germina.
Semeie certo, e colha bem.

Eu semeio sonhos, e você?

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 26.09.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br