Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Inadimplência


Muitos clientes nos questionam por que cobramos tanta documentação. Por que somos tão inflexíveis quanto a garantias. Por que assinamos um contrato com os proprietários se isso nos gera insatisfação.
Muitos clientes ao saberem que precisam fazer a coisa certa, tentam a sorte na concorrência.
Muita gente que não possui fiador ou não quer oferecer garantias, opta por outra empresa.
Muitos de nossos proprietários ou são exclusivos conosco, ou estão gradativamente voltando. Sobretudo em tempos de crise.
Quando determinado imóvel está conosco e com outra empresa do ramo, muita gente acaba alugando da outra empresa que “dá o jeitinho” e isenta alguma garantia, quando não toda.
Isso a princípio é percebido pelo proprietário como eficiência e competência, afinal de contas alugou mais rápido que as outras imobiliárias. Mas, após, torna-se uma interminável dor de cabeça quando o cliente fica inadimplente.
Recentemente um dos proprietários que mais admiro nos visitou questionando quanto a um de seus imóveis que estava em atraso já em fase de ingresso na justiça.
Neste ponto informamos o quão doloroso é um processo judicial, quão insatisfeitos ficam todas as partes envolvidas, quão moroso é, etc.
Nesta oportunidade me foi questionado como poderia demorar tanto um despejo, visto que o cliente já está inadimplente a mais de seis meses, e a lei do inquilinato é clara: despejo em 15 dias.
Expliquei que na prática a teoria não funciona.
Quando um cliente não paga seu aluguel, cobramos de várias formas extrajudiciais. Não havendo sucesso, judicializamos.
Ao fazê-lo, penhoramos os bens dos fiadores, os inserimos, bem como os inquilinos, no processo. Buscamos todo e qualquer bem que estiver em nome das partes afim de encerrar o débito.
Quando se ajuíza um processo desses ele vai para uma pilha na mesa do juiz que, sobrecarregado, demora na melhor das hipóteses 90 dias para ver e dar encaminhamento mandando informar as partes de que foram acionadas.
Depois de acionadas elas se defendem, mais 90 dias. A imobiliária argumenta, mais 90 dias. E essa função segue por mais de dois anos, necessariamente, até que o despejo ocorra.
Enquanto isso a dívida do inquilino só aumenta chegando num ponto onde ele não tem mais condições de pagar sem ter seu bem leiloado, e/ou de seus fiadores.
O proprietário fica insatisfeito, o inquilino também e a imobiliária mais ainda.
Isso que pegamos todas as garantias necessárias com documentações e assinaturas, logo conseguimos fazer a cobrança e forçar o pagamento.
As imobiliárias que não o fazem, e que são maioria na cidade, quando da inadimplência, não conseguem cobrar.
Todos esses clientes que foram lesados em outros locais acabam voltando para imobiliárias como a nossa tida como caxias.
O que não me entra na cabeça e nem na dos proprietários é, se está com dívidas, se não consegue arcar com o custo do aluguel e esse montante só tende a aumentar então por que afinal de contas não entrega o imóvel e deixa as contas a serem negociadas futuramente?
As pessoas tem o hábito de esperar que alguém resolva tudo magicamente para elas, quando na verdade em casos de inadimplência junto à empresa séria, a consequência vem, mais cedo ou mais tarde.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 20.02.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br