Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Valores errados

Não sei explicar se sou eu que resolvi corrigir o rumo da minha vida de forma drástica, e então preciso assumir que eu estava num caminho muito errado, ou se o mundo realmente mudou e apodreceu veloz e assustadoramente.
Na minha visão, embora ainda existam muitas pessoas empenhadas em fazer o bem e ajudar; engajadas em projetos sociais e/ou grupos de ajuda comunitária, a sociedade de uma maneira geral está apodrecendo.
Lembro-me das palestras na escola quando era jovem e um policial vinha nos orientar quanto a como proceder em caso de assalto. Não reaja em circunstância alguma. Essa era a regra elementar. Sempre que andar só na rua, mantenha uma distância imaginária de 20 metros de diâmetro e se alguém a invadir, não pestaneje, saia correndo. Previna-se. Mantenha sua integridade física em primeiro lugar, pense depois se poderia ser assalto ou não.
Nada disso vale nos dias atuais! O que é a violência atual? Os marginais perderam completamente a noção de valores a tudo. Aliás, cabe aqui salientar que não só os marginais que a mídia pinta como tal, pois atualmente temos outros tipos de marginais inseridos.
Enquanto todo mundo 'baba o ovo' desse governo revoltantemente assistencialista e paternalista, que dá subsídio até para pobres transarem, os ladrões que tradicionalmente sempre se sentiram prejudicados e excluídos pelo sistema e que se acham no direito de parasitarem cidadãos de bem, ostensivamente, a fim de achacar o que quer que seja, agora entendem-se no direito de levar mais do que alguns meros trocados, e as regras do policial da escola não valem mais.
Ouvimos na revolta passiva já comum de atualmente a notícia de um homem que matou seis taxistas apenas para pegar o dinheiro do aluguel. Fico pensando se isso vira moda.
Em outro episódio, os insolentes atearam fogo em uma mulher porque ela tinha apenas R$ 30,00 consigo. Matar já seria suficientemente absurdo para meus valores, mas matar queimada viva está além dos limites aceitáveis até para uma sociedade decadente e com sistema falido.
Em outro caso um adolescente foi morto, apesar de ter feito exatamente tudo que o bandido pediu, porque possuía um celular de modelo ultrapassado. Latrocínio só já não é suficiente, os valores nem são mais deixados de lado, eles não existem mais para sê-lo.
Em outro episódio um “di menor” depois de assaltar um ônibus inteiro, foi para frente com a passageira que lhe parecia mais bonita e mandou ver. Roubo seguido de estupro. Depois desceu tranquilamente, sem importar-se em ter sido filmado ou o que quer que seja. E sabe o que vai acontecer com esse covarde? Nada! Porque a débil lei brasileira entende que ele, por ser menor de idade não tem completo discernimento sobre seus atos. Bem, gostaria de ver os magistrados tentando explicar isso para a mulher que foi violentada em frente a todo mundo. Fico pensando se eles pensariam da mesma forma se isso acontecesse com algum parente deles, ou com eles mesmos. Ou se fosse deles o filho que morreu num estádio de futebol com um tiro de sinalizador na cara.
Daí, quando um policial resolve dar uma de 'batman' – o que eu acho que deveria acontecer mais vezes – e pega um helicóptero e acaba com a desgraçante vida de um traficante assassino, a mídia cai em peso em cima da operação divulgando amplamente que eles atiraram várias vezes na vila do pobrezinho podendo acertar civis. Detalhe: só foi ferido o marginal.
Esse “batman” vai sofrer, vai perder posto, será colocado de molho por um bom tempo e talvez até permanentemente afastado de sua profissão. E os menores aqueles? Em uma semana estão soltos fazendo tudo de novo.
E ainda dizem que eu sou um revoltado. Que fico brabo à toa e por qualquer besteira. Será que eu estou errado? Ou é o mundo que não sabe mais nada de valores?
Publicado em: A Tribuna Regional no dia 18.05.2013 
Editado/corrigido por Thiago Severgnini
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br