Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Doação

Navegando em águas facebookianas deparei-me com alguma campanha de doação de órgãos. Não novamente, mas ainda. Campanhas de doações de órgãos não deveriam sequer existir.
Como pode em épocas de globalização, onde a informação é de absurdo fácil acesso, ainda termos pessoas com esse tipo de preconceito bufo? Faz lembrar-me da época em que fui tentar aplicar um trote solidário na faculdade com doação de sangue e os humanos não quiseram alegando que alguém poderia pegar uma doença qualquer.
É revoltante saber que a mesma pessoa que se diz não doadora de órgãos e que espalha para todos e multiplica crendices estúpidas quanto a retirada precoce de órgãos ou qualquer outro boato, na hora que precisam, são os primeiros a fazerem cara de cachorro pidão que caiu da mudança e reclamarem da burocracia, da demora, e os que mais consideram-se com direito a receberem transplante.
Então lanço aqui a campanha, conquanto ilegal e inconstitucional, bastante moral e que pode ser aplicada nos bastidores por quem faz as doações andarem. Sou doador e sou receptor! Ou então, o que é mais importante, não sou doador, logo, não sou receptor!
Assim as pessoas que não doam, jamais poderão receber órgãos caso um dia precisem. Fica registrado onde for preciso que essa pessoa não era doadora e que, consequentemente, não poderá ser receptora agora que precisa.
Fazendo assim, todos acabariam virando doadores, as doações aumentariam significativamente e pessoas que não são doadores, nem entrariam para a fila de espera, permitindo que aqueles que se propuseram a um dia doar seus próprios órgãos, receber.
Fica aqui minha campanha, quem não é doador, não merece ser receptor. Ainda que ilegal, se o jeitinho brasileiro existe para esses casos, então que privilegie os que sempre se propuseram. Fica a dica para as pessoas da área da saúde que puderem fazer algo a respeito.
Não tenho parentes ou amigos próximos precisando de doação, mas sou doador e toda minha família sabe. Doem tudo que puderem de mim. Espero que vocês façam o mesmo.


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 02.03.2013
Editado/corrigido por @AnaLeticiaSilva
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br