Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O câncer do Lula

    Recentemente foi divulgada na mídia a notícia sobre o câncer do Lula. Muitas pessoas, inclusive eu, sugeriram campanha para que o ex-presidente efetuasse tratamento pelo SUS.
O que me surpreendeu foi que a campanha pró Lula com tratamento particular, foi  vastissimamente maior que a campanha para ele tratar-se pelo SUS.
Não conheço família com histórico de câncer maior que a minha. Minha mãe teve três, e faleceu no terceiro; meu irmão Ricardo teve e faleceu; Minha tia Maria, idem; meu irmão Roberto está lutando contra um e meu pai sobreviveu a um.

Ou seja, posso  falar com bastante propriedade o que é a luta contra o câncer, como é ter parentes com essa doença maldita e quão difícil é vencê-la. Mas principalmente, como é impossível trata-la pelo SUS.
Agora, o que me revolta é, por que diabos os malditos políticos corruptos, incluindo os que dizem que não sabem de nada como o Lula e a Dilma, utilizam o meu dinheiro para efetuar tratamento particular?
O Lula teve oito anos para dar jeito na saúde pública, mas preferiu desviar essa verba para projetos que angariariam mais votos na sua reeleição e para a companheira Dilma.
Eu entendo que a saúde estava sucateada antes do Lula. Mas também entendo que, se ele tivesse direcionado a verba para o que realmente interessa que é saúde e educação e não em projetos hipócritas e demagógicos que visam apenas angariar votos, hoje ele teria condições de tratar-se pelo plano que ele mesmo teria ajudado a melhorar.
Não me interessa se o SUS é um meio melhor que em outros países. Não estou comparando com os piores para iludir que o meu é melhor. O meu é ruim e pronto.
Também não disse que o Lula não teve bons projetos nesses intermináveis oito anos.
O que eu estou dizendo é que se ele é responsável pela saúde, faz parte do povo, então que se trate como o povo. Garanto que rapidinho o SUS melhoraria.
Não quero que o Lula morra, sei a barra que é a luta contra o câncer. Desejo sinceras melhoras. Mas que melhore tratando-se com o que ele não deu atenção. Isso é justiça!
É como se um engenheiro construísse uma casa, mas não fosse morar por não ser segura o suficiente e temer que caia em sua cabeça. Os outros podem?
É ululante, ridículo, revoltante. Acordem os que defendem que o pobrezinho deve sim utilizar uma clínica particular. Não deve! Ele tem que utilizar o que o povo utiliza. Ele não é melhor nem pior que o povo. Se o povo pode, por que ele não?
Devia ser facultado ao contribuinte permitir para onde seu dinheiro iria. O meu, certamente, não pagaria o hospital particular do Lula. E digo isso pensando em todos os brasileiros que dependem do SUS. Isso é solidariedade.

@rjzucco