Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Assumir erros



Assumir erros não é um hábito muito comum, sobretudo aos brasileiros.
Quando somos crianças costumamos negar as coisas que fizemos ou colocarmos a culpa em algum coleguinha, por medo das consequências, das repreensões, dos castigos, ou mesmo de um bom laço.
Depois, conforme vamos crescendo e vamos evoluindo, começamos a assumir nossas atitudes e finalmente quando adultos, somos inteiramente responsáveis, certo? Errado!
As pessoas crescem e aprendem com o exemplo dos adultos e de toda a sociedade, que salvo algumas exceções, costumam mentir para tirar algum tipo de vantagem.
A prática começa desde as coisas mais banais, e vai tornando-se hábito até que finalmente acaba virando compulsão.
Então chega um ponto em que as pessoas simplesmente perdem o caráter e começam a deslavadamente mentir para tirar algum tipo de vantagem, qualquer que seja.
Vejo que as pessoas mentem pequenas coisas e acreditam realmente que não há mal nisso, afinal de contas foi por uma “boa causa” ou por um “bem maior”.
Esses dias uma conhecida minha tinha esquecido de avisar seu professor particular que não compareceria em sua aula. Quando lembrou já era tarde. Então ela me disse: “vou ligar e dizer que não pude avisar pois estava sem sinal ou com um cliente, sei lá...”.
Nesse momento eu disse: “Mas isso não está certo. O correto seria ligar para ele e falar a verdade informando que esqueceu do compromisso, pedir desculpas, compromete-se a não repetir o erro. E arcar com as consequências, caso haja”.
Ela ainda resistiu argumentando que ele certamente ficaria triste e se sentiria menosprezado, afinal de contas esquecer de sua aula acabaria em algum grau lhe ofendendo.
Eu disse que ela quem sabia, mas que se fosse o contrário ela não gostaria.
Perceba, começa com coisas simples e acaba se estendendo ao ambiente familiar, ao trabalho, aos amigos e contamina sua vida por completo.
Fazer a coisa certa é um hábito e precisa ser permanentemente reforçado sempre com pequenas ações e normalmente envolve empatia.
Tem muita gente que ao primeiro sinal de erro já pula longe e começa a desesperadamente pensar em uma desculpa ou como transferir a culpa para alguém.
Isso acaba gerando outro problema, mais grave ainda. Quando as pessoas fazem algo, não se preocupam em responsabilizar-se pelos atos no futuro, afinal de contas basta dar uma desculpa e tudo acabará bem.
Então iniciam negócios de maneira errada, parcerias de maneira errada, relacionamentos de maneira errada e depois ainda tem a cara de pau de alardearem que não entendem porque algo não deu certo.
É muito simples. Se todo mundo antes de fazer algo tivesse ciência de que precisa responder por tudo que faz, e que se aquém da sua vontade algo ocorrer precisará arcar com isso, certamente teríamos um mundo muito mais direito.
Isso, prezados, é o óbvio. Deveria ser básico e chega a ser ridículo de tão certo, mas ao mesmo tempo tenho convicção de que muita gente que está lendo isso está ironizando e pensando que sou um sonhador utópico e que isso não é capaz de existir jamais no mundo em que vivemos.
Pois eu asseguro-lhes de que isso existe sim, sobretudo fora do Brasil. E que não só pode como deve ser praticado de todas as formas. E mais, tem muita gente que compartilha dessa filosofia e está praticando ativamente a política do fazer a coisa certa.
Sem qualquer demagogia. Não é pelo bem maior da humanidade – mesmo que isso acabe refletindo – mas sim por uma questão de caráter.
E você, prefere ter qualquer tipo de relação com alguém que faça a coisa certa, ou com alguém que faça, independente de como?
No meu ramo muita gente acaba optando pela concorrência por algum benefício efêmero, como a rapidez na locação por exemplo, e depois acaba voltando pois o inquilino não possuía as garantias necessárias, o imóvel foi entregue depredado, etc.
Comportamento sempre reflete no profissional e pessoal.

Escolha muito bem as pessoas a estabelecer qualquer tipo de relação, elas dirão muito sobre você.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 08.08.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br